header top bar

section content

Projeto da Energisa troca geladeiras e lâmpadas de famílias em cidade paraibana

Somente em 2011, as ações permitiram a distribuição gratuita de 82.861 lâmpadas e 4.128 geladeiras e ainda a execução de 3.793 reformas.

Por

18/10/2011 às 16h50

O projeto Energisa Comunidades vai trocar somente neste último trimestre de 2011, mais de 390 geladeiras de famílias moradoras de João Pessoa. De acordo com a assessoria, foram mais de quatro mil geladeiras substituídas em apenas um ano. A ação integra o projeto de eficiência energética da concessionária, que promove ainda a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e a reforma de instalações elétricas nas residências.

O programa, que existe desde 2005, já atendeu quase 80 mil consumidores de todos os municípios paraibanos. Somente em 2011, as ações permitiram a distribuição gratuita de 82.861 lâmpadas e 4.128 geladeiras e ainda a execução de 3.793 reformas.

As famílias beneficiadas pela substituição de lâmpadas, como pela reforma das instalações e troca das geladeiras, são identificadas a partir de levantamento técnico, onde são considerados aspectos como as condições gerais da geladeira em uso, consumo médio e borracha de vedação da porta. Desde 2010, para ser beneficiado, o usuário de energia elétrica também precisa ser cadastrado na Tarifa Social, ou seja, pertencer à classe residencial de baixa renda, segundo critério estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o gerente do projeto Energisa Comunidades, Hipolito López, as medidas podem representar uma economia de até 50% do consumo médio mensal de uma geladeira substituída e em até 85% do consumo médio mensal da lâmpada substituída. Ele ressalta, porém, que tão importante quanto à substituição dos equipamentos é a conscientização para o uso eficiente de energia, o qual é repassado através de palestras educativas. Todos os equipamentos substituídos são devidamente encaminhados para descarte e recebem o tratamento de acordo com as normas ambientais vigentes.

Até o fim do ano, a troca das geladeiras será realizada nas comunidades da Gameleira, Torre de Babel e Feirinha de Mangabeira, em João Pessoa.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

EFEITO IMEDIATO

VÍDEO: Após protesto nas ruas, chefe da PM anuncia ações para combater o crime em São João do Rio do Peixe

AMIGO DE BRÁULIO BESSA

VÍDEO: Poeta que esteve no Encontro com Fátima Bernardes foi o convidado do Xeque-Mate da semana; VEJA!

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Pentecostal de Jerusalém

DIÁRIO ESPORTIVO

DIÁRIO ESPORTIVO: Tudo que rolou no Campeonato Brasileiro e os preparativos para o Paraibano