header top bar

section content

Projeto da Energisa troca geladeiras e lâmpadas de famílias em cidade paraibana

Somente em 2011, as ações permitiram a distribuição gratuita de 82.861 lâmpadas e 4.128 geladeiras e ainda a execução de 3.793 reformas.

Por

18/10/2011 às 16h50

O projeto Energisa Comunidades vai trocar somente neste último trimestre de 2011, mais de 390 geladeiras de famílias moradoras de João Pessoa. De acordo com a assessoria, foram mais de quatro mil geladeiras substituídas em apenas um ano. A ação integra o projeto de eficiência energética da concessionária, que promove ainda a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e a reforma de instalações elétricas nas residências.

O programa, que existe desde 2005, já atendeu quase 80 mil consumidores de todos os municípios paraibanos. Somente em 2011, as ações permitiram a distribuição gratuita de 82.861 lâmpadas e 4.128 geladeiras e ainda a execução de 3.793 reformas.

As famílias beneficiadas pela substituição de lâmpadas, como pela reforma das instalações e troca das geladeiras, são identificadas a partir de levantamento técnico, onde são considerados aspectos como as condições gerais da geladeira em uso, consumo médio e borracha de vedação da porta. Desde 2010, para ser beneficiado, o usuário de energia elétrica também precisa ser cadastrado na Tarifa Social, ou seja, pertencer à classe residencial de baixa renda, segundo critério estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o gerente do projeto Energisa Comunidades, Hipolito López, as medidas podem representar uma economia de até 50% do consumo médio mensal de uma geladeira substituída e em até 85% do consumo médio mensal da lâmpada substituída. Ele ressalta, porém, que tão importante quanto à substituição dos equipamentos é a conscientização para o uso eficiente de energia, o qual é repassado através de palestras educativas. Todos os equipamentos substituídos são devidamente encaminhados para descarte e recebem o tratamento de acordo com as normas ambientais vigentes.

Até o fim do ano, a troca das geladeiras será realizada nas comunidades da Gameleira, Torre de Babel e Feirinha de Mangabeira, em João Pessoa.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de água da vida e o Pr. Nilton

ENTREVISTA BOMBÁSTICA

VÍDEO: Declarações polêmicas e provocações marcam o programa Xeque-Mate com o ex-prefeito Carlos Antônio

VÍDEO

Ex-aliado diz que prefeito de Cajazeiras forma “organização criminosa” e aponta gordas gratificações

DIÁRIO ESPORTIVO

Confira o resumo da rodada no programa Diário Esportivo com Luiz Júnior