header top bar

section content

Raimundo Lira comemora decisão que eleva a vaquejada à condição de patrimônio cultural

O parlamentar cajazeirense lembra que foi o primeiro senador a levantar a bandeira a favor da vaquejada como patrimônio cultural imaterial

Por Jocivan Pinheiro

02/11/2016 às 16h00 • atualizado em 02/11/2016 às 16h03

Senador Raimundo Lira no Plenário

Senador Raimundo Lira no Plenário

O Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (01) o Projeto de Lei que restabelece a Vaquejada em todo o país. A matéria segue agora para a sanção do presidente da República, Michel Temer.

Os senadores aprovaram o PLC 24/2016, de autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP), que eleva a Vaquejada e o Rodeio à condição de manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial.

No Senado, houve também projetos de iniciativa dos senadores restabelecendo a Vaquejada. O primeiro a apresentar um projeto versando sobre a matéria foi o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

“É uma vitória maravilhosa porque eu tive a oportunidade de ser o primeiro Senador a levantar essa bandeira. Apresentei um projeto, que estava tramitando com muita rapidez, mas negociamos com o presidente do Senado, Renan Calheiros, no sentido de a gente aprovar esse projeto da Câmara e já ir direto para a sanção presidencial”, afirmou o parlamentar.

Ele comemorou a votação do Projeto, uma vez que, com o fim da Vaquejada, haveria desemprego em massa na região nordestina.

“Era um prejuízo muito grande para o nosso povo, para a cultura do Nordeste, já que ia tirar 700 mil empregos diretos se prevalecesse a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Portanto, nós nordestinos, nós paraibanos, estamos de parabéns, porque uma lei federal agora restabelece, de forma definitiva, a Vaquejada no Nordeste brasileiro. É um bem cultural e, sem dúvida nenhuma, mantém mais de 700 mil empregos. Com certeza, agora regulamentada, ela vai tomar um novo impulso e vai ser uma atividade mais valorizada, mais forte e mais decisiva para o crescimento econômico e social do nosso Nordeste e da nossa Paraíba”, destacou Raimundo Lira.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe