header top bar

section content

Presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Transposição, Raimundo Lira destaca avanços conquistados em 2015

Na avaliação, Lira reafirmou que, até 2017, mais de 100, dos 223 municípios da Paraíba serão beneficiados com as águas do São Francisco.

Por

30/12/2015 às 13h34

Raimundo Lira destaca avanços conquistados em 2015

Presidente da Comissão de Acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) fez nesta terça-feira (29) um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela comissão este ano. Segundo Lira, a Comissão cumpriu bem o seu papel, tendo dado uma considerável contribuição para que o sonho de mais de 12 milhões de nordestinos se realize.
 
Raimundo Lira lembrou que, na qualidade de presidente, coordenou uma visita de inspeção feita pelo Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, junto com outros senadores membros da comissão, ao canteiro de obras da transposição, em vários trechos, a começar pela Paraíba, atendendo a um pedido feito pelo senador paraibano.
 
Neste ano de 2016, lembra Raimundo Lira, os membros da comissão se empenharam para assegurar o cumprimento do cronograma de trabalho estabelecido pelo governo. A obra, segundo ele, avança nos quatro estados que serão beneficiados com o projeto. Lira reafirmou que a transposição já é uma realidade e que as obras seguem em ritmo acelerado, com a previsão de término até o início de 2017.
 
Como presidente, Lira enfatizou que a Comissão realizou uma série de atividades ao longo ano, a exemplo de audiências públicas para debater o andamento do projeto, como as realizadas com o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; com o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além das audiências com o Ministro da Integração Nacional e as visitas ao canteiro de obras.
 
Inspeção na Paraíba – Uma das atividades da Comissão –
que mereceu destaque, segundo Lira – foi a visita de inspeção feita às obras do Eixo Norte da Transposição, no município de São José de Piranhas, pelo ministro Gilberto Occhi. Na ocasião, o ministro garantiu ao Lira que não iriam faltar recursos para a continuidade das obras. Lira lembrou que a inspeção foi algo trabalhado durante quatro meses e que surtiu efeito.
 
Ramal Piancó – Raimundo Lira também reivindicou, junto ao Governo Federal, a inserção do chamado Ramal Piancó da Transposição, a ser integrado ao Eixo Norte do projeto e que, concretizado, vai abastecer o açude de Coremas e beneficiar mais 40 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Lira se mostrou confiante de que o seu pleito será atendido. “Estou confiante que esse novo ramal vai dar certo e proporcionar dias melhoras para centenas de famílias”, disse.
 
Na avaliação, Lira reafirmou que, até 2017, mais de 100, dos 223 municípios da Paraíba serão beneficiados com as águas do São Francisco. Ele lembrou que, no caso do Eixo Leste, a água chegará em Monteiro e, de lá, seguirá para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, assegurando, assim, o abastecimento de mais de 1 milhão de paraibanos.
 
Lira lembrou que Boqueirão vive uma de suas maiores crises, agravadas com a longa estiagem, estando atualmente com pouco mais de 12% de sua capacidade. Com a chegada das águas do São Francisco, esse problema, que preocupa milhares de paraibanos que dependem de Boqueirão, será resolvido definitivamente.
 
Segundo Raimundo Lira, mesmo em ano de profunda crise financeira, mais de 10 mil homens e cerca de 3 mil máquinas trabalharam em ritmo acelerado na obra. Ele observou que, em alguns trechos, as obras já passaram de 95% de execução e, no geral, a média de execução dos serviços é de quase 80%. “É a maior obra hídrica do Brasil”.
 
Além de presidente da Comissão, Raimundo Lira apresentou um projeto de Lei destinando recursos para revitalização do Velho Chico.
 
Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: