header top bar

section content

Raimundo Lira destaca disposição do governo de garantir conclusão de obras de transposição

Os senadores decidiram incluir também o Vale do Piancó no projeto, uma reivindicação feita diretamente pelo senador Lira ao Governo Federal.

Por

16/05/2015 às 10h58

Senador Raimundo Lira

Presidente da Comissão que acompanha as obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou a iniciativa do governo de garantir os recursos para a conclusão das obras do “Velho Chico”. Lira também citou como prioridades do governo a garantia do abastecimento, projetos de saneamento e o uso múltiplo da água.
 
O senador paraibano disse que a notícia reforça a perspectiva para milhares de nordestinos que sonham com a transposição. Como presidente da comissão, ele entende que o rio, que corta os principais estados da região, será a redenção para os 12 milhões de nordestinos espalhados pela Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte e que sofrem com as secas prolongadas.
 
Lira se mostrou satisfeito com as informações apresentadas pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobre o andamento das obras, em recente audiência no Senado. Conforme relatou Raimundo Lira, o ministro apresentou fotos de canais, túneis e estações elevatórias e disse que 75% do projeto foi executado até agora e que 9,3 mil trabalhadores diretos estão atuando na obra.
 
A previsão é de que a construção seja concluída no final de 2016, lembrou o senador paraibano.
 
Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) – Raimundo Lira também considera importante para o País a adoção de um Plano Nacional de Segurança Hídrica, que priorize a questão da escassez de água e também a crise energética. Segundo o ministro, o Plano está em processo de montagem, através de reuniões entre membros do Ministério e representantes dos estados.
 
“Existem discussões permanentes sobre a questão hídrica do país. Um dos objetivos do Plano Nacional de Segurança Hídrica é o controle de cheias e de reservação de águas”, explicou o ministro. O foco do PNSH é reduzir os riscos associados a eventos extremos de secas e cheias em todo o país.
 
Para Raimundo Lira, é fundamental o reforço do diálogo entre o governo e o Congresso na formulação das políticas públicas para o setor de águas no Brasil. Na última reunião da Comissão que acompanha as obras de transposição do rio São Francisco, os senadores decidiram incluir também o Vale do Piancó no projeto, uma reivindicação feita diretamente pelo senador Lira ao Governo Federal.
 
Assessoria

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa com a participação dos membros da Igreja Rei dos Reis

CADASTRAMENTO

VÍDEO: Prazo final para biometria na região de Catolé do Rocha é antecipado, e Justiça alerta eleitores

MITO DA INTERNET

VÍDEO: Fenômeno Gleyfy Brauly bate recorde de audiência no Xeque-Mate e canta sucessos no ‘imbromation’

CALDEIRÃO POLÍTICO

VÍDEO: Aliado releva que dois vereadores de oposição estão rasgando elogios ao prefeito Airton Pires