header top bar

section content

Raimundo Lira destaca disposição do governo de garantir conclusão de obras de transposição

Os senadores decidiram incluir também o Vale do Piancó no projeto, uma reivindicação feita diretamente pelo senador Lira ao Governo Federal.

Por

16/05/2015 às 10h58

Senador Raimundo Lira

Presidente da Comissão que acompanha as obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) destacou a iniciativa do governo de garantir os recursos para a conclusão das obras do “Velho Chico”. Lira também citou como prioridades do governo a garantia do abastecimento, projetos de saneamento e o uso múltiplo da água.
 
O senador paraibano disse que a notícia reforça a perspectiva para milhares de nordestinos que sonham com a transposição. Como presidente da comissão, ele entende que o rio, que corta os principais estados da região, será a redenção para os 12 milhões de nordestinos espalhados pela Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte e que sofrem com as secas prolongadas.
 
Lira se mostrou satisfeito com as informações apresentadas pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobre o andamento das obras, em recente audiência no Senado. Conforme relatou Raimundo Lira, o ministro apresentou fotos de canais, túneis e estações elevatórias e disse que 75% do projeto foi executado até agora e que 9,3 mil trabalhadores diretos estão atuando na obra.
 
A previsão é de que a construção seja concluída no final de 2016, lembrou o senador paraibano.
 
Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) – Raimundo Lira também considera importante para o País a adoção de um Plano Nacional de Segurança Hídrica, que priorize a questão da escassez de água e também a crise energética. Segundo o ministro, o Plano está em processo de montagem, através de reuniões entre membros do Ministério e representantes dos estados.
 
“Existem discussões permanentes sobre a questão hídrica do país. Um dos objetivos do Plano Nacional de Segurança Hídrica é o controle de cheias e de reservação de águas”, explicou o ministro. O foco do PNSH é reduzir os riscos associados a eventos extremos de secas e cheias em todo o país.
 
Para Raimundo Lira, é fundamental o reforço do diálogo entre o governo e o Congresso na formulação das políticas públicas para o setor de águas no Brasil. Na última reunião da Comissão que acompanha as obras de transposição do rio São Francisco, os senadores decidiram incluir também o Vale do Piancó no projeto, uma reivindicação feita diretamente pelo senador Lira ao Governo Federal.
 
Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan