header top bar

section content

Vital do Rêgo espera que obras da transposição do Rio São Francisco sejam entregue dentro de cronograma

Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), espera que as obras sejam concluídas dentro do cronograma estabelecido pelo governo federal. Vital que também integra a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), destacou a importância do ciclo de debates promovido […]

Por

14/03/2014 às 15h56

Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), espera que as obras sejam concluídas dentro do cronograma estabelecido pelo governo federal. Vital que também integra a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), destacou a importância do ciclo de debates promovido pela comissão sobre o tema.

Ele reafirmou  que apesar dos atrasos, as obras do projeto já estão retomando ao ritmo normal, e devem mesmo ser entregues dentro do novo prazo  Segundo o senador peemedebista, apenas os trechos de Monteiro (PB) e Sertânea (PE) precisam efetivamente que as ordens de serviço sejam colocadas em prática.

Com base em informações do Ministério da Integração Nacional, o senador acredita que até o final do ano, os 100 quilômetros que compreendem do Eixo Norte e Eixo Leste, estarão concluindo e com água. “A obra da transposição haverá de ser concluída em 2015 porque esse é um compromisso do governo federal” apostou Vital do Rêgo.

Vital não descartou a possibilidade dos senadores realizarem uma nova visita ao canteiro de obras na Paraíba e em Pernambuco. No ano passado, a comissão realizou três visitas as obras da transposição. “Essa é uma responsabilidade minha na condição de presidente da comissão” afirmou o senador.

Segundo informações do Ministério da Integração Nacional repassadas a CDR e ao senador paraibano, 75% das obras do Projeto de Integração do rio São Francisco serão concluídos até dezembro. Segundo o governo, 55,5% do total previsto já estão concluídos. O balanço das obras de transposição do rio São Francisco foi apresentado em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A segunda audiência pública do ciclo, com data ainda a ser definida, deverá contar com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. Requerimento com esse objetivo foi aprovado nesta quarta-feira.

Como presidente da comissão, Vital também prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014, garantindo água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Orçado em cerca de R$ 8 bilhões, o projeto contempla 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água no semiárido nordestino.

Atualmente, as obras, que incluem a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água, empregam mais de 9.200 trabalhadores, segundo o ministro.

Vital do Rêgo e o relator da comissão senador Humberto Costa (PT-PE) avaliaram como positiva a expectativa de entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro de 2014.

Para ele, a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e trazer esperança para milhões de nordestinos que sofrem com a escassez de água no período de seca. A comissão presidida por Vital e relatada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), já realizou três visitas ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2013, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no eixo leste.

Da secom

CALDEIRÃO POLÍTICO

VÍDEO: Aliado releva que dois vereadores de oposição estão rasgando elogios ao prefeito Airton Pires

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe o professor Sérgio Cunha divulgando o IV Open paraibano de Karatê; Confira!

CASA NOVA

Locutor esportivo troca de emissora de rádio em Cajazeiras e revela mágoa: “Tomei uma pancada violenta”

NOVIDADES

VÍDEO: Novo padre da Paróquia São João Bosco confirma que pretende revitalizar a Praça Camilo de Holanda