header top bar

section content

Água:Prefeitura de Uiraúna divulga esclarecimentos

PREFEITURA MUNICIPAL DE UIRAÚNA Nota de Esclarecimento a População A gestão municipal está preocupada com a qualidade das águas que estão chegando às residências no nosso município, devido a sua coloração inadequada. Por isso foi realizada nesta 4ªfeira (06/05) uma reunião com os responsáveis legais e técnicos da CAGEPA, sobre o abastecimento de água do […]

Por

09/05/2009 às 23h00

PREFEITURA MUNICIPAL DE UIRAÚNA

Nota de Esclarecimento a População

A gestão municipal está preocupada com a qualidade das águas que estão chegando às residências no nosso município, devido a sua coloração inadequada. Por isso foi realizada nesta 4ªfeira (06/05) uma reunião com os responsáveis legais e técnicos da CAGEPA, sobre o abastecimento de água do município, e a pauta principal da mesma foi à coloração da água nesses últimos dias e sua qualidade para consumo humano.

A prefeita tenta no momento adotar medidas urgentes para melhorar esta precária situação. Segundo um dos técnicos da CAGEPA o problema teve origem devido à grande quantidade de chuvas no município, causando assim o aspecto turvo da água, o mesmo afirmou que na Companhia de Abastecimento existe um processo de filtração e tratamento adequado da água, afirmou também que dos cinco (05) filtros existentes apenas um (01) está conseguindo filtrar a água e por isso a mesma está saindo nas torneiras com este aspecto baldeado.

A mesma ainda declarou que pretende ligar o mais rápido possível o abastecimento de alta qualidade da ADUTORA CAPIVARA uma obra importante em nosso município.

O sistema de abastecimento de água de uma comunidade desde a captação, adução, tratamento, recalque e distribuição, inclusive reservação, bem como dos domicílios, deve ser bem projetado, construído, operado, mantido e conservado, para que a água não se torne veículo de transmissão de diversas doenças, tais como: disenteria (causada por protozoário), esquistossomose (por vermes/helmintos), hepatite A (por vírus) e diarréia (por bactéria) e não se esquecendo da dengue que é causada quando o mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos nos reservatórios de água parada.

As medidas cabíveis estão sendo tomados e avaliados com cautela, na intenção de solucionar o problema atual, os técnicos afirmam que estão mudando o modo de captação da água, ao invés de pegar água “bruta”, ou seja, profunda estão pegando as flutuantes para melhor filtração.

Importante: A água é fundamental para o planeta, é fonte da vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos nós dependemos dela para viver, então vamos utilizá-la de maneira adequada.

Uiraúna, 08 de maio de 2009,
Glória Geane,
Prefeita Municipal

Tags:
Recomendado pelo Google: