header top bar

section content

Prefeitura municipal de Poço Dantas instala horta comunitária em área de Assentamento

A Prefeitura Municipal de Poço Dantas vem incentivando a instalação de hortas comunitárias em seu município como forma de promover a melhoria das condições de vida das famílias rurais, principalmente aquelas que vivem exclusivamente da agricultura familiar. Recentemente o Prefeito Itamar Moreira, através da Secretaria de Ação Social e técnicos da EMATER, promoveram a instalação […]

Por

18/03/2009 às 00h26

/A Prefeitura Municipal de Poço Dantas vem incentivando a instalação de hortas comunitárias em seu município como forma de promover a melhoria das condições de vida das famílias rurais, principalmente aquelas que vivem exclusivamente da agricultura familiar.

Recentemente o Prefeito Itamar Moreira, através da Secretaria de Ação Social e técnicos da EMATER, promoveram a instalação de uma horta comunitária no Assentamento Bom Jesus, onde 10 famílias estão sendo assistidas; na oportunidade para desenvolvimento do projeto foram adquiridos material como conjunto de eletrobombas vários equipamentos e implementos, sementes, tubulação, caixa d’água entre outros.

A área onde está sendo desenvolvido o empreendimento é de propriedade dos assentados, enquanto que a assistência técnica é dada pelo técnico Alexandre Oliveira do Departamento de Agricultura do Município e a disposição da EMATER-PB. O Prefeito Itamar Moreira, que também é técnico, tem feito varias visitas ao local, inclusive participando de reuniões com os produtores e donas de casa, enfatizando a importância desta prática agrícola, sobretudo nos aspectos da geração de emprego e renda.

No concernente aos canteiros, já foram implantados mais de 100 unidades, onde estão sendo produzidos: coentro, beterraba, pimentão, cenoura, cebolinha, tomate entre outros, e toda a produção está sendo adquirida pelo município através do Programa Compra Direta da Agricultura Familiar, enquanto que o excedente da produção está sendo comercializado em feiras livres das cidades vizinhas como: Uiraúna, Luis Gomes, Santarém, Bernardino Batista, entre outras.

Os recursos para implantação das hortas são provenientes de dotação própria do município e de recursos do IGD- Índice de Gestão Descentralizada, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome- MDS. De acordo com o Prefeito Itamar Moreira “Esta é uma iniciativa pioneira no município de Poço Dantas, e que é uma meta de trabalho estender esta ação com outras comunidades rurais, além de outras áreas urbanas.

EVALDO MONTES
De Poço Dantas
Diário do Sertão

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!