header top bar

section content

Cajazeiras inaugura "Estação Digital Cajazeiras Tênis Club" nesta quinta

Cajazeiras Tênis Club é o nome de um lugar que marcou época no sertão paraibano. Localizado na cidade de mesmo nome, distante 477km de João Pessoa, o prédio foi erguido onde, entre meados dos séculos XIX e XX, padre Rolim ergueu o primeiro colégio da região, atraindo novos moradores e impulsionando o crescimento do lugar. […]

Por

19/02/2009 às 07h32

Cajazeiras Tênis Club é o nome de um lugar que marcou época no sertão paraibano. Localizado na cidade de mesmo nome, distante 477km de João Pessoa, o prédio foi erguido onde, entre meados dos séculos XIX e XX, padre Rolim ergueu o primeiro colégio da região, atraindo novos moradores e impulsionando o crescimento do lugar.

Às 20h de amanhã (19), a inauguração de uma estação digital no Cajazeiras Tênis Club marcará a retomada do espaço e sua inserção no século XXI. É que o local abrigou agitados eventos sociais e movimentos culturais onde despontaram artistas como Marcélia Cartaxo e o diretor teatral Eliézer Rolim.

A Estação Digital Cajazeiras Tênis Club, que integra o Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil, é equipada com um servidor, dez computadores, uma impressora multifuncional, dez webcams e igual número de fones de ouvido com microfone integrado. Os investimentos sociais da Fundação BB para a montagem do espaço foram de cerca de R$ 37 mil.

A iniciativa de requalificar o clube que faz parte da história de várias gerações partiu da Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados (AC3), que reúne cerca de 260 filhos da cidade que, atualmente, residem no Ceará, em parceria com instituições como a prefeitura, a Casa da Amizade, o Rotary Club, o Lions Club, a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e a Maçonaria.

A requalificação do clube está focada em três eixos: eventos estratégicos na área social; desenvolvimento de ações na área cultural e capacitação em informática e artes cênicas, voltados prioritariamente para adolescentes e jovens. “A proposta de repensar a situação do clube prevê não somente sua recuperação física, mas mudanças nas finalidades do equipamento”, afirma o diretor de políticas públicas da AC3, Josias Farias Neto. “O mais importante é que a implantação da Estação Digital fez com que a prefeitura decidisse instalar a Secretaria de Cultura no Cajazeiras Tênis Club. Assim, os inscritos nos cursos de informática também vão poder acessar a programação cultural da instituição”, completa Josias.

Programa reduz índice de exclusão digital

Desde 2004, a Fundação Banco do Brasil implanta estações digitais no Brasil para melhorar as condições econômicas, sociais, culturais e políticas das comunidades por meio do acesso às tecnologias de informação e comunicação.
Os objetivos são reduzir o índice de exclusão digital no município, promover a iniciação à informática, propiciar formação e qualificação para o trabalho, acesso aos serviços do governo eletrônico, fortalecer as ações das organizações da sociedade civil a partir de uma ótica participativa e comunitária e contribuir com a qualidade da aprendizagem na escola pública.

A Fundação BB garante o funcionamento da unidade nos primeiros meses, e passado o período, as instituições proponentes assumem a sustentabilidade do empreendimento.

Pessoas da comunidade são escolhidas para atuar como educadoras sociais. Com bolsa-auxílio de R$ 300, elas têm como missão promover cursos de capacitação em informática para a população, que também é orientada na utilização da internet e de serviços eletrônicos.

A própria comunidade se articula para determinar as regras de funcionamento do espaço e, para isso, constitui um conselho gestor. Em Cajazeiras, a instância é formada por representantes do Banco do Brasil, da diretoria da AC3, do Rotary, do CDL, Lions, Club Campestre e Maçonaria.

O Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil também conta com um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no Distrito Federal, com foco na formação de jovens entre 16 e 24 anos e no recondicionamento de máquinas, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Banco do Brasil, a Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade (Afago) e a Cobra Tecnologia.

Inauguração da Estação Digital Cajazeiras Tênis Club

Data: 19 de fevereiro de 2009
Hora: 20h
Local: Cajazeiras Tênis Club
Rua Souza Assis, s/n, Centro, Cajazeiras/PB

Da Redação do Diáriodo Sertão
Com Informação ASCOM

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!