header top bar

section content

Thompson Mariz afirma: UFCG aceita gerenciar Hospital Regional de Cajazeiras

Se depender do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, o projeto de federalizar o Hospital Regional de Cajazeiras pode sair do papel já na gestão do prefeito eleito...

Por

16/10/2008 às 14h00

Apesar de ainda gerar certa polêmica, o plano de transformar o HRC em hospital universitário, ou seja, entregá-lo à direção da UFCG, seja direção geral, seja compartilhada com o Estado, já havia partido do prefeito Carlos Antonio de Oliveira, em inúmeras negociações com o reitor e com líderes do governo federal em Brasília.

Depois de cogitada novamente essa possibilidade pelo prefeito eleito Léo Abreu, em sua entrevista coletiva há duas semanas, Thompson voltou a comentar sobre o assunto e disse que se o próximo governo municipal quiser mesmo entregar à UFCG o comando do hospital, ela aceita abraçar a causa.

Thompson propôs até mesmo uma direção tripla com o Governo do Estado, a UFCG e o Município. “Nós aceitamos uma co-gestão. O que eu quero é que a população que procura aquele hospital seja bem atendida. E eu quero é que os nossos profissionais da área de Saúde tenham nesse hospital a referência na sua formação. Se num futuro próximo, Léo Abreu cumprir com essa afirmativa, sentemos reitor, prefeito, secretário de Saúde, e eu me disponho a falar com o governador, e vamos avançar para uma gestão tripartite”, afirmou.

Para Thompson, a decisão de entregar o Regional à UFCG deve partir, em primeira instância, do governador Cássio Cunha Lima, já que a instituição é gerenciada pelo Estado. Caso o governador queira de fato realizar esse processo de repasse, a Universidade estará pronta para receber o HRC, garante o reitor.

Mais cursos para Cajazeiras
Pegando carona com a discussão que esquenta os corredores da prefeitura e do Campus da UFCG de Cajazeiras, o reitor Thompson Mariz, que está em pleno processo de reeleição, adiantou que suas próximas metas para a região é a construção de mais um centro acadêmico em Cajazeiras, que seria o Centro de Ciências da Vida, visando suportar mais cursos na área de Saúde, como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, entre outros. Além de trazer para a cidade um programa de mestrados. 

Da redação do Diário do Sertão

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!