header top bar

section content

Thompson Mariz afirma: UFCG aceita gerenciar Hospital Regional de Cajazeiras

Se depender do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, o projeto de federalizar o Hospital Regional de Cajazeiras pode sair do papel já na gestão do prefeito eleito...

Por

16/10/2008 às 14h00

Apesar de ainda gerar certa polêmica, o plano de transformar o HRC em hospital universitário, ou seja, entregá-lo à direção da UFCG, seja direção geral, seja compartilhada com o Estado, já havia partido do prefeito Carlos Antonio de Oliveira, em inúmeras negociações com o reitor e com líderes do governo federal em Brasília.

Depois de cogitada novamente essa possibilidade pelo prefeito eleito Léo Abreu, em sua entrevista coletiva há duas semanas, Thompson voltou a comentar sobre o assunto e disse que se o próximo governo municipal quiser mesmo entregar à UFCG o comando do hospital, ela aceita abraçar a causa.

Thompson propôs até mesmo uma direção tripla com o Governo do Estado, a UFCG e o Município. “Nós aceitamos uma co-gestão. O que eu quero é que a população que procura aquele hospital seja bem atendida. E eu quero é que os nossos profissionais da área de Saúde tenham nesse hospital a referência na sua formação. Se num futuro próximo, Léo Abreu cumprir com essa afirmativa, sentemos reitor, prefeito, secretário de Saúde, e eu me disponho a falar com o governador, e vamos avançar para uma gestão tripartite”, afirmou.

Para Thompson, a decisão de entregar o Regional à UFCG deve partir, em primeira instância, do governador Cássio Cunha Lima, já que a instituição é gerenciada pelo Estado. Caso o governador queira de fato realizar esse processo de repasse, a Universidade estará pronta para receber o HRC, garante o reitor.

Mais cursos para Cajazeiras
Pegando carona com a discussão que esquenta os corredores da prefeitura e do Campus da UFCG de Cajazeiras, o reitor Thompson Mariz, que está em pleno processo de reeleição, adiantou que suas próximas metas para a região é a construção de mais um centro acadêmico em Cajazeiras, que seria o Centro de Ciências da Vida, visando suportar mais cursos na área de Saúde, como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, entre outros. Além de trazer para a cidade um programa de mestrados. 

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
RELIGIÃO

VÍDEO: Padre da região de Patos fala sobre promessa de cura e restauração em missas: “Quem cura é Jesus”

NO ACÚSTICO DIÁRIO

VÍDEO: Músico que foi atingido por um tiro em São José de Piranhas se emociona ao relatar o fato

NESTE FIM DE SEMANA

VÍDEO: Comerciante africano traz a Cajazeiras feira popular de São Paulo que vende pela metade do preço

DIRETO AO PONTO

Nutricionista sousense fala sobre a hipertensão e ensina receita de sal de ervas