header top bar

section content

Em Sousa: Fantástico revela que ex-prefeito e empresário são acusados de roubar água

O Sertão da Paraíba foi destaque mais uma vez no Fantástico, da rede Globo de Televisão. Dessa vez foi sobre o roubo de água

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

22/02/2016 às 08h59 • atualizado em 22/02/2016 às 09h00

O Sertão da Paraíba foi destaque mais uma vez no programa Fantástico, da rede Globo de Televisão. No dia 14 de fevereiro do corrente ano o repórter secreto Eduardo Faustini visitou várias cidades do Sertão da Paraíba que estão sendo investigadas na Operação Andaime deflagrada pelo Ministério Público Federal da cidade de Sousa. A Globo citou a prefeituras de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Monte Horebe, Bernardino Batista e Joca Claudino e Marizópolis.

Desvios de água
Numa região onde a água faz tanta falta, a única coisa que não falta de verdade é o desvio. Neste domingo (21) o Fantástico mostrou o lugar onde o consumidor só recebe metade da água que sai da fonte. A outra metade é roubada no caminho. A equipe da TV Globo visitou as várzeas de Sousa para mostrar a como funciona o esquema de roubo d’água.

Há vários anos os produtores da área do perímetro irrigado das Várzeas de Sousa sofrem com a falta de água causada por desvios irregulares feitos ao longo do canal para beneficiar proprietários que não fazem parte do projeto.

Reportagem exibida pelo Fantástico. (foto: reprodução/vídeo)

Reportagem exibida pelo Fantástico. (foto: reprodução/vídeo)

O ex-prefeito da cidade de Sousa, Fábio Tyrone (PSB) é acusado de ter furtado água do canal. Em contato com o Fantástico, Tyrone teria confirmado que retirou água do canal, porém não faz mais isso. Ele disse ainda que atualmente a fazenda é arrendada a outra pessoa.

A fazenda percentente ao empresário Thiago Isis, também está sendo investigada pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Thiago revelou à reportagem que atualmente a fazenda também está arrendada para outra pessoa.

Vários caminhões-pipa também furtam água do canal sem autorização.

Fiscalização
O Presidente da Agência de Gestão de Águas da Paraíba, João Fernandes da Silva, afirmou que para retirar água do canal é necessario ter licença e autorização. O TCE-PB afirmou que a fiscalização deve ser feita pelo Governo do Estado da Paraíba.

DIÁRIO DO SERTÃO

PROCESSO DE MIGRAÇÃO

Diretor regional na Paraíba tira todas as dúvidas sobre abertura de novas contas dos servidores estaduais no Bradesco

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview