header top bar

section content

EXCLUSIVO: Moradores comparam Lula a Deus e a Frei Damião após chegada das águas da transposição no Cariri

Para conferir primeiros efeitos da transposição no dia-a-dia dos paraibanos, TV Diário do Sertão percorreu a Borborema e o Cariri

Por Jocivan Pinheiro

29/03/2017 às 17h23 • atualizado em 30/03/2017 às 08h58

Março foi um mês histórico para a Paraíba. Depois de muita espera, as águas da transposição do Rio São Francisco finalmente chegaram ao solo paraibano pelo eixo leste da obra, para a alegria dos que enfrentam um período de estiagem prolongado e devastador.

Para conferir de perto os primeiros efeitos da transposição no dia-a-dia dos paraibanos, a equipe da TV Diário do Sertão percorreu as regiões da Borborema e Cariri, onde conheceu a riqueza cultural, as belezas naturais e as dificuldades do semiárido nordestino, e ouviu relatos de quem presenciou a inauguração popular do eixo leste com os ex-presidentes Lula e Dilma.

♦ Imagens e relatos emocionados marcam série de reportagens sobre a chegada da transposição na PB

Moradores de Monteiro mergulham em canal da transposição

A primeira matéria desta série mostra que a população de Monteiro não apagará da memória o dia 19 de março de 2017, quando a cidade recebeu uma multidão que veio de várias regiões do Nordeste para acompanhar Lula e Dilma, considerados ‘pais’ da obra. Os moradores afirmam que nunca viram uma movimentação tão intensa como a que aconteceu naquele domingo histórico.

“Para nós vai continuar sendo uma alegria porque a gente nunca teve isso aqui na Paraíba, uma riqueza dessas. Não tenho palavras. A gente recebe eles de coração”, disse o agricultor Nivaldo dos Santos.

Moradores de Monteiro mergulham em canal da transposição

Mais empolgada, a comerciante Maria Luciene, esposa de Nivaldo, comparou o ex-presidente Lula a uma divindade e disse que sua visita a Monteiro se assemelhou às missões de uma das figuras religiosas mais míticas do Nordeste brasileiro, o Frei Damião.

“Foi um dos dias mais felizes que a gente teve aqui na Paraíba. Lula e Dilma foram a melhor coisa que Deus botou na vida dos pobres. Lula chegando aqui em Monteiro foi a mesma coisa quando Frei Damião chegava. Ele é o deus na terra da gente aqui em Monteiro e na Paraíba toda”, declarou.

Águas da transposição em Monteiro

O radialista Edvaldo José ressaltou que a transposição tira Monteiro da situação de colapso, mas as águas ainda precisam chegar a outras localidades da região, e para isso é necessário aumentar a vazão dos canais.

“A importância é muito grande porque vai tirar Monteiro de um colapso, porque faltou pouco pra gente chegar nesse colapso. A população espera que a vazão aumente. Ainda tem localidades que não chegaram as águas da transposição, mesmo assim a população espera as águas do Rio São Francisco em suas casas.”

O comerciante Salo Formiga completa: “É uma dádiva. Eu, por exemplo, estou com 62 anos, e esperávamos desde a minha adolescência essa coisa benéfica para a cidade. Humanamente ninguém pode fazer uma avaliação do quanto isso é benéfico, de quantas coisas boas trouxe para nossa terra.”

Águas da transposição em Monteiro-PB

.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan