header top bar

section content

Câmara realiza sessão especial em homenagem aos 30 anos de fundação do Colégio Manoel Mangueira

A sessão homenageou pessoas que marcaram história na escola que é símbolo educacional e impulsionou o crescimento da zona norte

Por

10/06/2015 às 23h30

Os 30 anos de fundação do Colégio Professor Manoel Mangueira não foram esquecidos pela Câmara Municipal de Cajazeiras. Na terça-feira (09), a Casa Otacílio Jurema realizou uma sessão especial para comemorar a data e homenagear algumas das pessoas que marcaram história na escola que é um dos símbolos educacionais da cidade e impulsionou o crescimento da zona norte.

Alunos, professores e funcionários do colégio receberam medalhas de honra ao mérito entregues pela diretora Vera Lúcia Saraiva, que destacou a importância de todos na manutenção e crescimento do educandário.

Segundo Vera, o Manuel Mangueira ainda luta contra preconceitos por ser uma escola localizada em um bairro periférico e pobre da cidade. Mas a dedicação dos professores e demais funcionários, juntamente com o apoio de outras instituições educacionais – a exemplo da UFCG e do IFPB, que promovem estágios na escola – tem ajudado a amenizar esse obstáculo.

“A gente costuma dizer que a escola é um diamante fincado no meio daquela comunidade tão discriminada. Eu vejo o quanto a escola sofre discriminação. Dá dó, pelo sentimento que a gente cultiva dentro daquela escola, um sentimento de luta para que ela permaneça satisfazendo um objetivo do qual a sociedade está tão carente, que é o de formar cidadãos. Então a gente cultiva esse sentimento de luta diária”, ressaltou a diretora.

O vereador Ivanildo Dunga, autor da propositura para a sessão especial e também professor de Educação Física da escola, enfatizou os bons resultados alcançados pelos alunos do Manoel Mangueira em vestibulares. Para ele, esta é a prova do esforço que as gestões e o corpo docente têm feito no sentido de mudar, através da educação, as perspectivas dos jovens da zona norte e adjacências. 

“Eu sei da luta de cada um para que lá continue de pé; dos desafios, dos obstáculos; das grandes conquistas e da perseverança de cada um que faz parte daquele colégio. Ainda precisamos de alguns benefícios, mas nós estamos a cada dia dando grandes passos. E os maiores passos não são só a questão da infraestrutura. É quando se abre a lista do vestibular e lá tem alunos do Manoel Mangueira entre os aprovados.”

A sessão também homenageou o professor de Física da UFCG Rovilson Bueno, que era responsável pelos estágios dos universitários na escola através do programa de iniciação à docência PIBID. Rovilson faleceu no último dia 1º vítima de infarto.

Assista a todas as homenagens e discursos no vídeo abaixo:

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe