header top bar

section content

Temperatura bate recorde e chega aos 46ºc na cidade de Sousa, mas previsão da AESA é de chuva no próximos dias. Veja aqui!

A temperatura elevada atingiu a população do município de Sousa no último final de semana, mas choveu no dia seguinte. Veja!

Por

20/01/2014 às 18h30

Sensor de temperatura marcou 46ºc em Sousa

A população da cidade de Sousa passou por momentos de extremo calor no último final de semana. De acordo com um sensor de temperatura instalado em um automóvel, o clima ficou abafado e chegou aos 46ºc neste sábado (18), um recorde de temperatura.

De acordo com o sousense Igor Abrantes, ele conduzia seu veículo pelo centro de Sousa, próximo ao campus da UFCG, quando por volta das 12:15h observou no painel os 46ºc no sensor do carro e fotografou. “Fiquei impressionado, mas realmente o calor era imenso”, disse.

O domingo (19), não foi diferente, o dia amanheceu abafado e muito quente até o início da noite. Por volta das 21h, o clima mudou e a cidade sorriso foi banhada por uma chuva que esfriou a temperatura.

De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dncos), choveu 27.3mm na cidade de Sousa.

Mais calor
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), numa escala que vai de 1 a 16, a maioria dos municípios paraibanos tem índices acima de 12 neste período do ano. No verão, são registrados os maiores valores, mas para evitar danos à saúde, os paraibanos precisam se proteger do sol durante todo o ano.

Mesmo sendo classificada como extrema, esta incidência ocorre regularmente nos estados do Nordeste, como explica o meteorologista da Aesa, Alexandre Magno. “O aumento dos raios UV nesta época do ano é normal, principalmente em dias em que há redução da nebulosidade. Neste período do ano, é comum que o índice de raios UV alcance valores altos próximo do meio-dia local. Em dias com poucas nuvens, podem ocorrer valores acima de 12 em praticamente todo o Brasil”, alertou. Com o aumento da nebulosidade, o índice reduz, pois ela funciona como um filtro barrando parte da radiação.

Previsão
O primeiro trimestre de 2014 vai ser marcado por chuvas dentro da normalidade nas regiões do Sertão e Cariri da Paraíba, de acordo com o relatório de previsão climática da Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado (Aesa).

DIÁRIO DO SERTÃO

PROCESSO DE MIGRAÇÃO

Diretor regional na Paraíba tira todas as dúvidas sobre abertura de novas contas dos servidores estaduais no Bradesco

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview