header top bar

section content

Universitários projetam ‘reescrita’ da história de CZ; “Memórias de uma terra que ensinou a Paraíba a ler”

O evento tem o intuito de partilhar com toda a comunidade os conhecimentos construídos pelos pesquisadores e extensionistas (servidores e alunos) do campus, a partir do desenvolvimento dos seus projetos.

Por Luzia de Sousa

14/02/2017 às 12h15 • atualizado em 14/02/2017 às 12h20

V Mostra de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Cajazeiras

Acontece na próxima semana, entre os dias 21 e 22, a quinta edição da Mostra de Pesquisa e Extensão do IFPB Campus Cajazeiras, que neste ano também contemplará os trabalhos Inovação Tecnológica, os quais apresentam os projetos de pesquisa aplicada. O evento tem o intuito de partilhar com toda a comunidade os conhecimentos construídos pelos pesquisadores e extensionistas (servidores e alunos) do campus, a partir do desenvolvimento dos seus projetos.

Entre as atividades previstas estão apresentações de pôsteres com os trabalhos realizados em 2016, além de mesas redondas, oficinas e atrações culturais.Participarão da Mostra mais de 60 projetos entre pesquisa, extensão e inovação. De acordo com a professora Wilza Carla Moreira Silva, coordenadora do evento, esta é a maior quantidade de trabalhos a serem expostos desde a primeira edição.

O professor André Felipe Cavalcanti, coordenador de Inovação Tecnológica, afirma que o fato de incluir a inovação deixa o evento ainda mais completo. “Temos a possibilidade de apresentar os trabalhos que tiveram sua relevância no contexto social, fazendo que com isto, haja um interesse por toda a comunidade acadêmica em se envolver nesta área. No último edital de inovação, tivemos três projetos do Campus Cajazeiras aprovados, sendo dois deles de inovação social e um na área de inovação para o processo educacional”, disse André, ressaltando ainda a importância da participação de alunos de outras instituições e pessoas da comunidade em geral, para partilhar conhecimentos e conhecer os projetos desenvolvidos no instituto.

O professor André é um dos pesquisadores da área de inovação que irá apresentar o seu trabalho à comunidade. Ele faz parte de uma equipe que desenvolveu um Dispositivo de Órtese Mecânica para Portadores de Trauma Raquimedular.A órtese tem a função de auxiliar a pessoa paraplégica a permanecer na posição bípede, de maneira que quando o indivíduo fique de pé o seu joelho seja travado automaticamente e quando for sentar possa facilmente ser destravado. De acordo com o fisioterapeuta Heber Rolim, que é e professor da Faculdade Santa Maria e voluntário do projeto, os benefícios para a saúde do usuário do equipamento serão diversos. O Dispositivo já foi finalizado e será entregue a uma pessoa que ficou paraplégica em decorrência de lesão na medula.

Entre os projetos de extensão que serão expostos, está o“Patrimônio Material e Imaterial de Cajazeiras: Memórias Sertanejas, Histórias de uma terra que ensinou a Paraíba a ler”, coordenado pela professora Valéria Santos. O trabalho visa recompor a história de Cajazeiras a partir das memórias relativas a personalidades conhecidas na cidade, a exemplo do pão de Saora; ou anônimas como as louceiras; os assentados da reforma agrária que produzem o mel e as sementes da paixão, entre outros. Essas falas, captadas através de entrevistas, foram reunidas no livro “Memórias de uma terra que ensinou a Paraíba a ler: patrimônio material e imaterial de Cajazeiras”.

As inscrições para os que querem se inscrever como ouvintes estão abertas até a sexta-feira, dia 17/02, através do site http://www.mostraifcz.com.br/index.html. Acessando o endereço eletrônico também é possível conferir a programação com os horários de todas as atividades.

Da Assessoria

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan