header top bar

section content

Que horas correr? Esteira ou rua? Treinador esclarece dúvidas

Gustavo Luz explica três questões bem comuns no dia a dia de quem corre. Leia e escolha o melhor horário, local e vestimentas para suas atividades físicas

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

23/05/2016 às 10h53

Correr de manhã pode ser bom para minimizar chances de "faltar" ao treino (Foto: Getty Images)

A partir do momento que começamos a correr e a conhecer pessoas que também correm, observamos que algumas questões e dúvidas ocorrem com certa frequência nas conversas dos corredores. Na matéria desta semana, escolhemos três assuntos que constantemente geram dúvidas e os esclarecemos de forma simples e direta.

– Treinar de manhã é melhor?

A melhor hora para treinar é a hora em que você pode fazer o treino direito. Pode ser de manhã, à tarde ou à noite. Seu corpo se adapta às condições da sua vida. O mais importante é estar bem alimentado e pronto para o que virá naquele dia. Entretanto, se você tem uma vida agitada e os compromissos aparecem de uma hora para a outra, talvez treinar logo de manhã seja mais interessante, simplesmente pelo fato de minimizar as chances de você acabar não treinando por causa de um desses compromissos.

– Correr na rua é mais difícil do que correr na esteira?

Talvez um pouco mais quando estamos começando no esporte. O fato de na esteira você poder controlar rigorosamente a sua velocidade pode ser o suficiente para não ultrapassar sua zona de cansaço. E como na rua, às vezes, não temos esse recurso eletrônico, podemos passar um pouco do ponto e entrarmos em um ritmo mais acelerado, comprometendo o treino. Isso pode dar a impressão de a corrida ser mais difícil na rua, mas à medida que você vai melhorando (e praticando na rua), vai aprendendo a dosar e imprimir as suas velocidades com mais eficiência.

– Correr com casaco ajuda a emagrecer?

Isso pode até fazer com que os ponteiros da balança baixem um pouco, mas não porque você está mais magro, e sim porque eliminou água. Você está literalmente secando, não emagrecendo. Ao induzir o excesso de transpiração, colocando mais casacos, você corre o risco de ficar desidratado e comprometer o seu treino. Emagrecer é queimar gordura, e correr com uma roupa adequada e confortável é uma ótima forma de fazer isso.

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan