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Que horas correr? Esteira ou rua? Treinador esclarece dúvidas

Gustavo Luz explica três questões bem comuns no dia a dia de quem corre. Leia e escolha o melhor horário, local e vestimentas para suas atividades físicas

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

23/05/2016 às 10h53

Correr de manhã pode ser bom para minimizar chances de "faltar" ao treino (Foto: Getty Images)

A partir do momento que começamos a correr e a conhecer pessoas que também correm, observamos que algumas questões e dúvidas ocorrem com certa frequência nas conversas dos corredores. Na matéria desta semana, escolhemos três assuntos que constantemente geram dúvidas e os esclarecemos de forma simples e direta.

– Treinar de manhã é melhor?

A melhor hora para treinar é a hora em que você pode fazer o treino direito. Pode ser de manhã, à tarde ou à noite. Seu corpo se adapta às condições da sua vida. O mais importante é estar bem alimentado e pronto para o que virá naquele dia. Entretanto, se você tem uma vida agitada e os compromissos aparecem de uma hora para a outra, talvez treinar logo de manhã seja mais interessante, simplesmente pelo fato de minimizar as chances de você acabar não treinando por causa de um desses compromissos.

– Correr na rua é mais difícil do que correr na esteira?

Talvez um pouco mais quando estamos começando no esporte. O fato de na esteira você poder controlar rigorosamente a sua velocidade pode ser o suficiente para não ultrapassar sua zona de cansaço. E como na rua, às vezes, não temos esse recurso eletrônico, podemos passar um pouco do ponto e entrarmos em um ritmo mais acelerado, comprometendo o treino. Isso pode dar a impressão de a corrida ser mais difícil na rua, mas à medida que você vai melhorando (e praticando na rua), vai aprendendo a dosar e imprimir as suas velocidades com mais eficiência.

– Correr com casaco ajuda a emagrecer?

Isso pode até fazer com que os ponteiros da balança baixem um pouco, mas não porque você está mais magro, e sim porque eliminou água. Você está literalmente secando, não emagrecendo. Ao induzir o excesso de transpiração, colocando mais casacos, você corre o risco de ficar desidratado e comprometer o seu treino. Emagrecer é queimar gordura, e correr com uma roupa adequada e confortável é uma ótima forma de fazer isso.

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