header top bar

section content

Guerrero marca, Peru empata e derruba Argentina para o 5º lugar

Atacante do Flamengo ainda sofreu pênalti que garantiu a igualdade

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

07/10/2016 às 07h23

Guerrero marcou o primeiro gol peruano (Foto: Efe)

Ainda sem poder contar com Lionel Messi, a seleção da Argentina não teve sucesso com o trio ofensivo formado por Sergio Agüero, Higuaín e Dybala na noite desta quinta-feira e cedeu o empate ao Peru, por 2 a 2, no estádio Nacional, em Lima. O resultado derrubou o time argentino para a quinta colocação da tabela das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018

Os gols do time anfitrião foram marcados por jogadores que atuam no Brasil. O atacante Guerrero, do Flamengo, anotou o primeiro do Peru. E o meia Cueva, do São Paulo, marcou o gol que definiu a partida desta quinta, em cobrança de pênalti. A Argentina, sem Messi, precisou contar com gol do zagueiro Funes Mori. Higuaín anotou o outro gol.

Ao ceder o empate em Lima, após liderar o placar por duas vezes, a Argentina perdeu duas posições na tabela das Eliminatórias. Caiu do terceiro para o quinto lugar, na margem da zona de classificação para o Mundial da Rússia – somente os quatro primeiros colocados garantem vaga direta na Copa; o quinto disputa repescagem.

O time argentino soma 16 pontos, três abaixo do líder Uruguai. O Brasil segue em segundo, agora com 18. Equador e Colômbia vêm logo atrás, ambos com 16 – as duas seleções têm uma vitória a mais que a Argentina. Já o Peru subiu uma posição e agora, com oito pontos, ocupa o oitavo e antepenúltimo lugar.

O JOGO

Apesar do favoritismo da Argentina e da situação do Peru na tabela, o primeiro tempo no estádio Nacional foi marcado pelo equilíbrio. É verdade que o goleiro Gallese trabalhou mais que Sergio Romero, mas o time peruano também foi perigoso no ataque, sob a liderança de Guerrero e Cueva.

Empurrado pela torcida, o time da casa foi o primeiro a atacar. Aos 8, Tapia cabeceou com perigo e mandou rente à trave esquerda de Romero. Os argentinos responderam dois minutos depois em cobrança de falta. Agüero encheu o pé e exigiu linda defesa de Gallese.

Se o atacante do Manchester City passou perto, o zagueiro Funes Mori não desperdiçou cinco minutos depois. Após cobrança de escanteio na área, a bola sobrou para o defensor empurrar para as redes.

Passado o gol, o Peru começou a buscar o ataque com mais intensidade. Cueva, em cobrança de falta aos 31, e Guerrero, de cabeça aos 38. foram os responsáveis pelas melhores oportunidades até o intervalo. O goleiro Gallese, contudo, não deixou de trabalhar. Foram duas boas intervenções até o apito do fim da etapa.

Reforçando o ataque, com a entrada de Luiz da Silva no lugar do meia Benavente, o técnico Ricardo Gareca botou o time peruano para a frente no começo da segunda etapa. E, aos 10 minutos, a equipe da casa já tinha duas boas chances de empatar o jogo, ambas com Edison Flores.

A pressão deu resultado aos 12 minutos. Trauco fez lançamento em diagonal, Guerrero dominou no peito com categoria dentro da área e finalizou rasteiro: 1 a 1. O empate trouxe novo fôlego à equipe da casa, que passou a pressionar a defesa argentina e esteve perto de virar o placar, aos 14, 18 e 22.

E, quando parecia que o Peru se aproximava da vitória, a Argentina chegou ao segundo gol. Em boa jogada com Di María pela direita, Zabaleta deu passe preciso para Higuaín só escorar para as redes, aos 32 minutos.

Mas o Peru voltou a buscar a igualdade no placar seis minutos depois. Herói da Argentina no primeiro tempo, Funes Mori derrubou Guerrero dentro da área e o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci assinalou o pênalti. Cueva converteu a cobrança e confirmou o empate no placar final da partida.

Estadão Conteúdo

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan