header top bar

section content

100 dias após última partida, Seleção tem Neymar inspirado e altos e baixos

Craque vive melhor momento com a camisa do Barcelona e é nome certo na lista de convocados de quinta-feira. Confira altos e baixos de outros prováveis selecionados

Por

27/02/2015 às 08h00

Neymar em ação na última partida do Brasil em 2014: triunfo por 2 a 1 sobre a Áustria (Foto:Reut

Há 100 dias sem entrar em campo, a seleção brasileira será convocada na próxima quinta-feira, às 10h (de Brasília), pelo técnico Dunga para dois compromissos na Europa: no dia 26, diante da França, em Paris, e três dias depois, contra o Chile, em Londres. De lá para cá, Neymar, por exemplo, tem vivido o seu melhor momento no Barcelona. Foram 12 gols em 19 jogos – média de 0,63. Por outro lado, nomes que estiveram presentes em listas anteriores do treinador após a Copa do Mundo vivem altos e baixos. 

Além disso, jogadores que nunca foram chamados pelo treinador têm se destacado e podem até ganhar uma chance na próxima lista. São os casos do volante Lucas Silva, do Real Madrid, do meia Felipe Anderson, do Lazio, e do atacante Jonas, do Benfica. Os três são apenas alguns nomes que não estiveram na vitória da Áustria por 2 a 1, em Viena, no dia 18 de novembro de 2014. 

De lá para cá, Lucas Silva deixou o Cruzeiro, fez a sua estreia pelos merengues e ganhou elogios da imprensa espanhola. Felipe Anderson tem tido bom desempenho na Itália. O ex-jogador do Santos transformou-se em um dos destaques do Lazio. Ele disputou 11 jogos e marcou 6 gols.

Por último, Jonas tem sido um dos destaques do Benfica. Em 18 partidas, o goleador, ex-Valencia, já balançou a rede dos rivais em 11 oportunidades.

Mas os destaques não vem apenas do exterior. No Brasil, o atacante Alexandre Pato, do São Paulo, está em grande fase.

Em sete jogos na temporada, seis pelo Campeonato Paulista e um pela Libertadores, já marcou oito vezes. Curiosamente, o jogador teve a sua primeira oportunidade na Seleção com Dunga, mas não rendeu o esperado e acabou ficando fora de outras listas do treinador, inclusive, da Copa do Mundo de 2010.

Em suas três primeiras convocações após o Mundial de 2014, Dunga chamou 40 jogadores – 30 foram utilizados. Destes, apenas seis participaram de todas as partidas. Além de Neymar, Miranda, Filipe Luís, Willian, Luiz Gustavo e Oscar.

Agora, após 100 dias sem partidas, os três atletas do Chelsea, por exemplo, mantiveram o nível de atuações: o lateral disputou 19 jogos e fez um gol; o ex-jogador do Inter entrou em campo em 20 jogos e marcou três vezes; e o atacante revelado pelo Corinthians atuou em 22 partidas, marcando em três oportunidades.  

Por outro lado, nomes promissores que poderiam ser chamados novamente não mantiveram o nível de atuações. É o exemplo de Anderson Talisca, do Benfica. Antes do duelo diante da Áustria, no ano passado, o jogador havia disputado 17 partidas e marcado nove gols. Após o confronto, em Viena, ele já entrou em campo em 19 oportunidades e balançou a rede dos rivais em apenas duas oportunidades. O goleiro Rafael Cabral, ex-Santos e hoje no Napoli, também vive uma fase de incertezas. Após falhar pelo Italiano, o arqueiro ficou no banco de reservas na partida seguinte de sua equipe. 

Dos 40 jogadores chamados até aqui, apenas quatro trocaram de endereço nos últimos meses. Ricardo Goulart e Diego Tardelli deixaram Cruzeiro e Atlético-MG para transferir-se para Guanghzou Evergrande e Shandong Luneng, respectivamente. Everton Ribeiro também deixou a Raposa e foi para o Al Ahli, dos Emirados Árabes. O meia Kaká foi contratado pelo Orlando City e despediu-se do São Paulo.

Resta saber se a mudança para países com pouca tradição no futebol não irá interferir num bom desempenho ao longo da temporada.

GE

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan