Emprego e Concursos
17/11/2016 às 14h04 • atualizado em 17/11/2016 às 14h05

postado por: C. Campelo

Jovem paraibano é nomeado em dez concursos federais e é certificado com recorde

Ele começou as se inscrever aos 17 anos e aos 18 já tinha três aprovações.

Kalebe foi nomeado em dez concursos federais antes dos 22 anos (Foto: Kalebe Lael Costa Dionísio/Arquivo Pessoal)

Aos 22 anos, o paraibano Kalebe Lael Costa Dionísio já tinha sido aprovado em dez concursos públicos federais, um feito que o levou a ser considerado este ano um recordista oficial como o jovem com maior número nomeações para cargos públicos. A oficialização foi certificada pelo RankBrasil, organização autorizada para registrar de recordes no país.

Desde 2013, Kalebe é servidor Tribunal Regional do Trabalho na 6ª Região. Mas até chegar ao atual posto, ele fez 29 concursos, se inscrevendo no primeiro aos 17 anos, acumulando três aprovações aos 18 e conseguindo classificação em 12 deles. Aos 22 anos, ele parou de se inscrever quando já acumulava as dez nomeações.

Segundo o jovem, a ideia de prestar concursos públicos surgiu quando ele fazia o ensino médio e seus pais começaram a incentivá-lo. “Eles diziam que era uma excelente oportunidade de ter uma vida confortável e que só dependeria do meu esforço para conseguir”, lembra.

Estratégia de aprovação
O recordista comenta que para os dois primeiros concursos ele fez um cursinho presencial, que serviu para conhecer um novo mundo. “Depois disso, não achei mais necessário, porém passei a consumir muito conteúdo online, vídeos e apostilas”, sugere. No começo o concurseiro estudava até doze horas por dia, mas quando começou a trabalhar e fazer faculdade teve que reduzir o tempo de dedicação.

Conforme o paraibano, o segredo para tantas nomeações foi a “fome” pela aprovação. “Só de me imaginar trabalhando num cargo federal meus olhos brilhavam e meu coração acelerava. Persegui este objetivo até realizá-lo, porque sonho a gente só desiste quando morre”. Ele diz que não se acomodou na primeira aprovação. “Só fiquei satisfeito quando estava trabalhando num cargo que me deixava feliz e pagava bem”, revela.

Dicas para quem quer resultado
Para quem buscam uma aprovação em concurso, ele deixa um conselho: “em tudo na vida, se a gente se dedicar de verdade e der o nosso melhor, não tem como dar errado”. “O que pode ocorrer é que para uns as coisas acontecem mais rápido do que para outros, mas se a pessoa não desistir e continuar se dedicando, mais cedo ou mais tarde ela irá conseguir”, enfatiza.

Conforme Kalebe, isto não significa passar anos e anos fazendo concursos, mas estudar da forma correta. “É preciso estudar e ver a evolução ocorrendo. Estudar e de fato reter o conhecimento”. Pensando em compartilhar sua experiência e ajudar outras pessoas, ele criou um site onde compartilha dicas para a aprovação.

DIÁRIO DO SERTÃO com G1

Deixe seu comentário