header top bar

section content

ANAC desmente autoridades e revela que não há de homologação para Cajazeiras

O aeroporto também foi promessa de campanha do governador durante o debate na cidade de Cajazeiras em 2014.

Por

28/01/2016 às 17h11

Há praticamente uma década que a população de Cajazeiras e da região do Alto Sertão paraibano aguarda a homologação do Aeroporto Regional, que segundo informações de políticos e autoridades teria voos regionais. 

O sonho que foi iniciado há quase 6.000 dias, segundo o Jornal Gazeta do Alto Piranhas, parece demorar muito ainda para se realizar, pois a tão propagada homologação não foi nem protocolada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Leia mais

► Lindolfo diz que homologação do aeroporto de Cajazeiras tem data marcada​

► Com obras paralisadas, aeroporto regional de Cajazeiras vira ‘cemitério’ de máquinas

► Raimundo Lira quer ouvir prefeitos e vai defender duplicação da BR 230 de Campina Grande a Cajazeiras 

Mesmo depois de ser anunciada a homologação do aeroporto pelo secretário de Representação Institucional do Governo do Estado da Paraíba, o deputado Lindolfo Pires, em outubro de 2015, a ANAC revelou que hão existe pedido para funcionamento em Cajazeiras. “O que há é uma autorização prévia de construção desse aeroporto”.

Assista a entrevista do secretário do governo!

Na época, o secretário assegurou que o processo estava avançado e que o governador Ricardo Coutinho já havia assinado a homologação e a documentação seria levada a Agência Nacional de Aviação Civil pelo próprio Lindolfo.

Todo esse discurso caiu por terra, quando o funcionário público, Marcos Alves Lira entrou em contato com a ANAC, através da Secretaria de Aviação Civil, em 22 de janeiro de 2016 e recebeu a seguinte resposta: “Até o momento não foi protocolado na ANAC solicitação de homologação deste aeródromo”.

A informação é oficial da Secretaria de Aviação Civil e foi enviada via documento nessa quarta-feira (27), onde informou ainda que a única solicitação chegada ao órgão se tratava de um ofício do então presidente da Câmara de vereadores de Cajazeiras, Marcos Barros, no ano de 2011 e na ocasião foi informada ao presidente a documentação necessária e quem de direito poderia requer a homologação.

E as promessas?
O senador Raimundo Lira afirmou várias vezes que estava tentando agilizar a homologação do aeroporto. O próprio governador, no mês de agosto (Dia da Cidade de Cajazeiras), disse que estava esperando apenas a conclusão do balizamento noturno para a homologação. “O trabalho maior já foi concluído”.

Na época, Ricardo Coutinho também alegou a existência de ‘uma pedra no meio caminho’, porém, na semana passada a rocha foi detonada pela empresa que realiza os trabalhos.

Assista a entrevista do governador!

Na campanha de 2014
No debate em Cajazeiras, em 05 de setembro de 2014, o governador prometeu a homologação do aeroporto regional em sua campanha de reeleição. “Daqui para dezembro (2014) teremos o aeroporto de Cajazeiras em condições de ser homologado juntamente com o balizamento noturno”.

DIÁRIO DO SERTÃO

DIÁRIO ESPORTIVO

DIÁRIO ESPORTIVO: Tudo que rolou no Campeonato Brasileiro e o resumo da rodada do Paraibano

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Mensagem de Esperança com Rodrigo Almeida e Nelson Dantas

ENTRETENIMENTO

ASSISTA: Forró das Gatas de Aurora no Ceará agita programa de Maria Calado e bate recorde de audiência

EFEITO IMEDIATO

VÍDEO: Após protesto nas ruas, chefe da PM anuncia ações para combater o crime em São João do Rio do Peixe