header top bar

section content

Governo instalará 42 plataformas agrometeorológicas na Paraíba; Sete delas serão no Sertão do Estado. Veja!

Pelo acordo de cooperação, os locais onde serão implantadas as estações deverão oferecer segurança para preservação e acesso para visitação.

Por

12/05/2015 às 16h46

O Governo do Estado assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que prevê a instalação de 42 plataformas de coletas de dados ambientais agrometeorológicos. Os equipamentos vão garantir aos agricultores todas as informações necessárias quanto ao ambiente, pluviometria, estiagens e umidade de solo, no Semiárido da Paraíba.

De acordo com o coordenador de operações da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Alexandre Alfredo, as plataformas, também vão contribuir com ações preventivas para minimizar os impactos adversos de colapsos de safras da agricultura familiar.

Ele adiantou que o cadastramento das regiões beneficiárias já foi concluído. Pelo acordo de cooperação, os locais onde serão implantadas as estações deverão oferecer segurança para preservação dos equipamentos, acesso para visitação e manutenção e estarem próximos às áreas agrícolas.

No sertão serão instaladas sete estações agrometeorológicas nas seguintes cidades: Patos, Princesa Isabel, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga e Catolé do Rocha.

As demais vão beneficiar os municípios das regiões administrativas da Emater em Areia, Itabaiana, Solânea, Campina Grande, Serra Branca e Picuí.

Após a implantação das plataformas, os dados coletados serão transmitidos em tempo real, via satélite, para o sistema do Cemaden e toda população terá acesso às informações.
 

DIÁRIO DO SERTÃO com Secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!