header top bar

section content

Lira sabatina indicado para embaixada brasileira e indicados para diretoria do Banco Central

Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Raimundo Lira participa de importantes sabatinas

Por

07/04/2015 às 15h00

Lira participa de importantes sabatinas

Nesta quinta-feira (09) a CRE se reúne, a partir das 10h, para sabatinar dois diplomatas indicados para assumir embaixadas do Brasil no exterior. Lira é o relator da indicação de Manoel Antônio da Fonseca Couto Gomes Pereira para a embaixada brasileira na Bósnia e Herzegovina. O relatório da indicação foi lido no último dia 31, quando foi concedida vista coletiva do documento.
 
Já o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) é relator da indicação de Manuel Inocêncio de Lacerda Santos Júnior para representar o Brasil na Austrália e cumulativamente nas Ilhas Salomão, Papua-Nova Guiné, Vanuatu, Fiji e Nauru. O relatório foi lido na CRE em 26 de março e também teve pedido de vista coletiva concedido aos senadores.
 
Gomes Pereira já serviu em diversas representações diplomáticas do Brasil, entre elas nas embaixadas em Roma, Port of Spain, Lima e Madri, tendo sido ainda embaixador em Wellington, na Nova Zelândia, de 2007 a 2008, e cônsul-geral em Rotterdam, na Holanda, de 2008 a 2010. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a Bósnia e Herzegovina conta com população de cerca de 3,871 milhões de habitantes, dos quais 49% são muçulmanos, 32% são cristãos ortodoxos e 13% são católicos.
 
Indicados para o BC – Vice-Presidente da CAE, Raimundo Lira destaca que a comissão deve receber nesta terça-feira (07) duas mensagens da Presidência da República com indicações para a diretoria do Banco Central. Como de praxe, os senadores devem pedir vista coletiva para analisar os currículos. Assim, a sabatina dos dois indicados deve ficar para a reunião da outra semana, no dia 14.
 
A CAE deverá sabatinar Otávio Ribeiro Damaso e Tony Volpon, indicados pela presidente Dilma Rousseff para a diretoria do BC. Otávio Damaso é funcionário de carreira do Banco Central há 17 anos. Desde 2011, ele exerce o cargo de chefe de gabinete da presidência do banco, onde também coordena os trabalhos de assessoria econômica. Entre 2009 e 2010 exerceu a função de consultor da Diretoria de Regulação.

Otávio trabalhou ainda na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2001 a 2008. Nesse período, integrou e presidiu o conselho de administração de importantes empresas públicas e de economia mista. Foi membro e presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal e do Banco do Estado do Ceará, e presidente do Conselho de Administração do IRB-Re Brasil Resseguros S.A.

Antes de ingressar no Banco Central, trabalhou na Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, na Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e no Banco do Brasil.

Tony Volpon, também indicado para o cargo no BC, chefiou nos últimos cinco anos a área de pesquisas para mercados emergentes do maior banco de investimento do Japão, o Banco Nomura. Além de liderar uma equipe responsável pela análise macroeconômica das maiores economias do hemisfério, foi responsável pela análise do Brasil, sua economia e seus mercados.

Volpon iniciou a carreira como economista e estrategista de investimento na corretora CM Capital Markets, em São Paulo. Teve larga experiência como operador de mercados de câmbio e renda fixa brasileiros, tanto dentro como fora do Brasil. Formado pela MCGill University, ele tem mestrado em Economia, na University of Western, no Canadá. Escreveu o livro A Globalização e a Política: de FHC a Lula, e é colunista do jornal Valor Econômico.

Assessoria

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!