header top bar

section content

Governo já trabalha nos projetos de impacto ambiental e viabilidade econômica do Ramal Piancó da transposição, confirma Raimundo Lira

Ele lembrou que, independente do Ramal Piancó, a Paraíba já é o estado mais beneficiado do Nordeste, com a transposição.

Por Luzia de Sousa

13/02/2016 às 08h50

Raimundo Lira, Senador da Paraíba. Confira!

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou nesta sexta-feira (12) que o Ministério da Integração Nacional já trabalha nos projetos de Viabilidade Econômica e de Impacto Ambiental para o chamado Ramal Piancó, que, na prática, é o ramal que possibilitará a terceira entrada de águas da transposição do Rio São Francisco no Estado da Paraíba.

“O Ramal Piancó é um novo eixo que nós estamos trabalhando, em Brasília, para tornar realidade; e o Ministério da Integração Nacional já está trabalhando nos projetos de viabilidade econômica e de impacto ambiental”, confirmou Raimundo Lira, que é presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Ele lembrou que, independente do Ramal Piancó, a Paraíba já é o estado mais beneficiado do Nordeste, com a transposição. Porém, com o novo ramal, este benefício será ampliado. “A Paraíba vai ser beneficiada com 90 municípios com a transposição e mais 18 municípios, quando for feito o Ramal Piancó”.

Lira explicou que o Ramal Piancó é um canal de 30 km que vai trazer água diretamente da transposição para o Rio Piancó, abastecendo o sistema Coremas – Mãe D’Água. “O sistema Coremas Mãe D’Água é a maior barragem de acumulação de água que nós temos na Paraíba, com capacidade parara armazenar 1 bilhão e 100 milhões de metros cúbicos de água”, lembrou ele.

Raimundo Lira disse que, com a transposição, a Paraíba terá água permanente no seu sistema hídrico. “O Ramal Piancó vai possibilitar, por exemplo, transformar o Rio Piranhas num rio permanente, ou seja, que terá sempre a quantidade de água necessária para atender a agricultura, a irrigação, na área de São Bento, de Paulista e de outros municípios”.

Ele também confirmou que o Ramal Piancó, além de beneficiar a Paraíba, levará água para o vizinho estado do Rio Grande do Norte. “Essa água vai chegar a cidades do Rio Grande do Norte, como Serra Negra, indo até a Barragem Armando Monteiro, chamada Barragem de Açu, que é a maior barragem de lá. Então, o Ramal Piancó vai beneficiar diretamente a Paraíba e o Rio Grande do Norte”.

Veja entrevista na qual o Senador Raimundo Lira comenta sobre este assunto, acessando o link: https://goo.gl/45nLjp

Assessoria de Imprensa

PROCESSO DE MIGRAÇÃO

Diretor regional na Paraíba tira todas as dúvidas sobre abertura de novas contas dos servidores estaduais no Bradesco

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Sara Sheyla e Nelson Dantas

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview