header top bar

section content

Consult: empate persiste em Cajazeiras

A edição desta quarta-feira (10) do Jornal da Paraíba traz a segunda pesquisa Consult sobre as eleições municipais em Cajazeiras, com números que mostram uma disputa extremamente acirrada. O empate técnico registrado aponta Mário Messias (DEM) com 44,6% das intenções de voto e Léo Abreu (PSB) com 42,3%. Aqueles que disseram votar branco ou nulo […]

Por

09/09/2008 às 22h02

A edição desta quarta-feira (10) do Jornal da Paraíba traz a segunda pesquisa Consult sobre as eleições municipais em Cajazeiras, com números que mostram uma disputa extremamente acirrada. O empate técnico registrado aponta Mário Messias (DEM) com 44,6% das intenções de voto e Léo Abreu (PSB) com 42,3%. Aqueles que disseram votar branco ou nulo somam 3,3% e 9,8% dos entrevistados se dizem ainda indecisos (clique aqui para conferir na íntegra todos os números desta segunda pesquisa).

A diferença de voto apontada pela pesquisa, de 2,3%, é apenas um pouco maior do que a registrada na primeira pesquisa, de 1,73%. Naquela ocasião, Mário Messias aparecia com 40,77% das intenções de voto contra 39,04% de Léo Abreu (relembre aqui os números da primeira pesquisa).

Curiosidade
Um dado curioso que a pesquisa mostra é que o atual prefeito Carlos Antônio (DEM) não consegue transferir completamente os seus votos para Mário Messias, seu colega de partido e aliado político. Com uma aprovação de governo na casa dos 85%, o atual prefeito não transfere em termos de voto nem metade do eleitorado que o aprova.

A segunda pesquisa Consult em Cajazeiras foi realizada nos dias 4 e 5 de setembro com 520 entrevistas. Tem um erro máximo permissível de 3,7%, confiabilidade de 95% e está registrada na 42ª zona eleitoral de Cajazeiras, protocolo nº 491/2008, registro nº 07/2008.

A pequena margem de vantagem para Mário Messias, segundo a pesquisa, se dá devido a vantagem que ele tem no eleitorado feminino, já que nesta parcela do eleitorado ele tem 45,1% contra 40,4% do adversário. Pegando apenas o voto masculino, Léo Abreu vence com 44,5% contra 44,1%.

Divisão
Dividindo Cajazeiras por áreas, Mário venceria na área Sul (42% a 38,7%) e Rural (56% a 30%). Léo Abreu vence nas áreas Norte (42% a 41%), Leste (51,1% a 46,7%) e Centro (46,7% a 45,6%). Enquanto que a área Oeste se registra um rigoroso empate (42,5% a 42,5%).

Outro dado que mostra o acirramento das eleições em Cajazeiras é no quesito rejeição. De acordo com a Consult, 35,4 % dos eleitores declararam que não votariam de maneira alguma em Mário Messias, enquanto que 35,5% disseram que não votariam de maneira alguma em Léo Abreu.

Vereadores – Tal como aconteceu na primeira pesquisa, a Consult apresenta agora mais uma pesquisa mostrando a intenção de voto dos cajazeirenses para a disputa proporcional. Ao todo, 47 candidatos a vereador foram lembrados, sendo que a lista com os dez mais citados é a seguinte: Marcos Barros (10,38%), Léa Silva (8,08%), Valderi Dias (3,65%), Marcos do Riacho do Meio (3,46%), Zé Lopes (3,27%), Deuzinho (2,88%), Zé Duda (2,50%), Nilson Lopes (2,12%), Antônio Galego (1,73%) e Adriano (1,73%). Os indecisos somam 27,88% e os que dizem não votar em nenhuma das opções são 13,27%.

Conheça os candidatos a prefeito
Mário Messias – O empresário Mário Messias (DEM) é aliado e colega de partido do atual prefeito Carlos Antônio (DEM), e em 2007 dirigiu o Hospital Regional de Cajazeiras. Ele tem como candidato a vice-prefeita a médica Paula Francinete (esposa do deputado estadual José Aldemir), e esta é a primeira vez que o empresário concorre a cargo eletivo.

Léo Abreu – O médico Léo Abreu (PSB) é filho do ex-prefeito Vituriano de Abreu e esta é a segunda vez que ele disputa a Prefeitura Municipal de Cajazeiras. Em 2004, Léo Abreu foi derrotado por Carlos Antônio, que na época concorria à reeleição. O seu candidato a vice-prefeito é o vereador Carlos Rafael (PPS), que está em seu primeiro mandato.

Do Paraíba 1

'AULÃO SOLIDÁRIO'

VÍDEO: Ordem DeMolay de Cajazeiras promove aulão gratuito preparatório para o ENEM; veja como participar

ENTRETENIMENTO

Maria Calado na TV com os integrantes do espetáculo “Trinca mas não quebra” e o cantor Lucas Soares

ALÍVIO

VÍDEO: Presidente da OAB de Cajazeiras afirma que a Comarca de Bonito de Santa Fé não será mais fechada

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa com a participação dos membros da Igreja Rei dos Reis