header top bar

section content

Folha de São Paulo destaca PEC da Experiência, proposta de Raimundo Lira que tramita no Senado

O objetivo da PEC é levar magistrados com mais experiência jurídica e vivência prática aos tribunais federais e estaduais de todo o Brasil

Por Jocivan Pinheiro

26/02/2017 às 11h36

Senador Raimundo Lira (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Em reportagem publicada nesta sexta-feira (24), o jornal Folha de São Paulo deu destaque à Proposta de Emenda Constitucional 54/2015 do senador Raimundo Lira (PMDB-PB). A matéria foi aprovada no ano passado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e está pronta para ser deliberada em Plenário.

A reportagem cita que a proposta de Lira, batizada de PEC da Experiência, fixa em 50 anos a idade mínima para ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores (STJ, TST, STM e TSE) e Tribunal de Contas da União (TCU), e 40 anos para Tribunais Regionais e Tribunais de Justiça.

O objetivo da PEC é levar magistrados com mais experiência jurídica e vivência prática aos tribunais federais e estaduais. Ela aumenta a exigência nos cargos que já têm idade mínima, e cria naqueles em que ela não é cobrada. A proposta, apresentada no primeiro semestre de 2015, obteve a assinatura de vários parlamentares, tanto da base aliada quanto da oposição.

Raimundo Lira reafirmou que aproveitou a aprovação da ‘PEC da Bengala’, que aumentou de 70 para 75 anos a idade limite para aposentadoria obrigatória dos ministros dos Tribunais Superiores e do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais superiores, para apresentar a sua proposta.

Para Lira, a PEC visa promover a renovação das cortes em prazo menor. “A medida possibilitará que as composições do STF, do TCU e dos Tribunais Superiores se oxigenem e acompanhem as alterações nas demandas sociais, aumentando a legitimidade popular de suas decisões”, argumentou o senador paraibano.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!