header top bar

section content

Governo do Estado entrega 11 barragens subterrâneas no Sertão da Paraíba

Diversas comunidades nas zonas rurais da Morada do Sol como a comunidade de Marrecas, Pedra Branca I, Boi de Brito, receberão as 11 barragens e 110 anéis.

Por

11/12/2015 às 07h46

Governo do Estado entrega 11 barragens subterrâneas no Sertão da Paraíba

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), começa a entregar, nesta sexta-feira (11), 11 barragens subterrâneas do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem (Programa Viva Água)  no município de Patos, no Sertão paraibano. 

Diversas comunidades nas zonas rurais da Morada do Sol como a comunidade de Marrecas, Pedra Branca I, Boi de Brito, receberão as 11 barragens e 110 anéis. Segundo o secretário Lenildo Morais, essa tecnologia de desenvolvimento social (barragem subterrânea) se inclui na fundamentação teórica inspirada nas ideias do líder indiano Mahatma Gandhi, que popularizou a fiação manual da charkha, uma roca de fiar giratória, como uma solução para diminuir a miséria. 

“O objetivo de uma tecnologia social é produzir um novo patamar de desenvolvimento, que permita o acesso e a produção do conhecimento por toda a população, unindo os saberes acadêmico e popular na busca de soluções sociais inovadoras. É isso que começaremos a ofertar à população de Patos a partir dessa sexta-feira, afirmou Lenildo, adiantando que os técnicos da Seafds e os agricultores experimentadores dialogarão visando a construção de diversas barragens subterrâneas na cidade. 

A construção da barragem subterrânea com 50 metros de comprimento por 3,1 metros profundidade ajudará a família de Maria das Dores Fernandes Coutinho, uma das beneficiadas que mora na comunidade de Marrecas, a salvar suas lavouras e a manter o rebanho em período de estiagem. “É muito importante essa parceria, pois convivemos numa região muito seca que se não fosse essa união de forças Governo/Prefeitura e comunidade jamais poderia se tornar realidade. Então temos que agradecer o governador por essa iniciativa”, disse. 

Orientados pelos técnicos da Seafds, os agricultores usam uma técnica antiga e simples de convivência com o semiárido, que acumula água no subsolo, evitando a evaporação, e facilitando o plantio de capim e forrageiras para os animais, milho, feijão e fruteiras, bem como água, por meio de cacimbão, para abastecimento. Depois de Patos, de acordo com o cronograma de entrega das barragens subterrâneas, será a vez dos municípios de Salgadinho, São Mamede, Santa Luzia, Cacimba de Areia, Mãe D’água, Junco do Seridó e Santa Teresinha. 

Da Secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!