header top bar

section content

Deputado Jeová Campós sugere que Diocese de Cajazeiras aprofunde estudos sobre Padre Rolim

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Jeová Campos e o vereador Alysson Voz e Violão. A solenidade aconteceu no auditório da FAFIC.

Por

21/06/2015 às 21h29

Deputado ao lado do Bispo Diocesano, Dom José, além do ex-prefeito Chico Rolim e amigos

A sessão especial conjunta promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba e a Câmara Municipal de Cajazeiras, em comemoração ao centenário da Diocese do município, teve uma participação expressiva da comunidade religiosa, política, empresarial e intelectual da região. A sessão, que foi proposta pelo deputado Jeová Campos (PSB) e o vereador Alysson Voz e Violão, foi realizada na tarde desta sexta-feira (19), no auditório da FAFIC e contou com a participação do bispo da diocese, Dom José Gonzalez Alonso e do Pe. Agripino, além de muitas autoridades.

Em seu pronunciamento, o deputado Jeová Campos lembrou da importância da Diocese para Cajazeiras e solicitou que a direção da instituição aprofunde e agilize os estudos dos documentos da Igreja que darão suporte para o pedido oficial de beatificação do Pe. Rolim. “É preciso agilizar esse estudo sobre a atuação do padre, que ao longo de sua vida acumulou inúmeras virtudes sacerdotais que até hoje repercutem na fé do povo cajazeirense e de todos aqueles que conhecem a sua trajetória. A revolução educacional de Cajazeiras tem no Pe. Sousa Rolim uma de suas principais referências”, destacou Jeová Campos.

Um dos pontos mais emocionantes da sessão, foi o momento em que os historiadores José Antônio, Mariana Moreira e Chagas Amaro fizeram uma completa e profunda retrospectiva da história da Diocese. Muito presentes não contiveram a emoção e choraram durante a narrativa.

Filhos ilustres de Cajazeiras prestigiaram a sessão, a exemplo do empresário José Cavalcante, o ex-prefeito Chico Rolim, os vereadores Neto de Vila Nova e Kleber Lima, além do tenente coronel Cunha, comandante do 6º BPM.

Sobre estudos religiosos
O Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom José González Alonso, vem Desenvolvendo desde 2009 a tarefa do resgate dos serviços prestados pelo padre Rolim às comunidades sertanejas de seu tempo. Para este fim, Dom José constituiu uma equipe de estudos que conta com as presenças de vários padres além de religiosos, a equipe também conta com a presença de outras pessoas do meio social de Cajazeiras para o estudo dos documentos da Igreja, referente à causa dos santos e a biografia do padre Rolim. O objetivo desse estudo é o de procurar dados mais abrangentes sobre a atuação do padre, focalizando suas inúmeras virtudes sacerdotais e que futuramente possam servir de suporte documental para o pedido oficial de beatificação do mesmo.

História
A Diocese de Cajazeiras foi criada no dia 06 de 1914, pelo Papa Pio X (hoje São Pio X, padroeiro secundário da Diocese). Porém, sua instalação só se deu em 29 de junho de 1915, pelo Papa Bento XV. Já passaram pela Diocese sete bispos. Dom José Gonzáles Alonso é o bispo da Diocese desde 2001.

Da assessoria

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 11.08.2017

INTERVIEW

Educadora fala da infância difícil e sua trajetória de sucesso: ‘Faltava dinheiro, mas não alegria’