header top bar

section content

Presidente da Câmara de Cajazeiras participa de encontro na capital que debateu abertura da 5ª Vara e construção de fórum

Na sessão desta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores, Nilsinho destacou os resultados do encontro.

Por

18/03/2015 às 22h48

Presidente da Câmara de Cajazeiras, Nilson Lopes (Nilsinho)

O presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, vereador Nilson Lopes Meireles (Nilsinho), esteve em João Pessoa na última segunda-feira (16) representando o Poder Legislativo cajazeirense em uma reunião com o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador José Ricardo Porto, com objetivo de buscar alternativas que agilizem o processo de melhoraria do Poder Judiciário da cidade, que enfrenta sérios problemas estruturais, que passam pela necessidade da construção de um novo fórum e contratação de mais profissionais, sobretudo promotores para o Ministério Público local.

Na sessão desta terça-feira (17) na Câmara de Vereadores, Nilsinho destacou os resultados do encontro. Segundo ele, o vice-presidente do TJPB – que na ocasião substituiu o presidente Marcos Cavalcanti de Albuquerque, que estava cumprindo agenda em Brasília – garantiu que a instalação da 5ª Vara da Comarca de Cajazeiras não será mais prorrogada. O Tribunal já teria, inclusive, providenciado local para o depósito judiciário e o arquivo do fórum, com objetivo de abrir espaço na atual estrutura para o funcionamento da 5ª Vara.

Sobre a construção do novo fórum, a saída poderá ser uma parceria feita com o Governo do Estado a partir de emendas dos deputados Jeová Campos e José Aldemir, que também estavam presentes na reunião. A sugestão da parceria partiu do vice-presidente do TJPB, já que, segundo ele, o Tribunal não tem condições de bancar sozinho a obra, avaliada em cerca de 11 milhões de reais.

Para discutir a possível parceria, o presidente do TJPB deverá solicitar uma sessão com o governador Ricardo Coutinho nos próximos dias.

O Fórum Ferreira Júnior foi construído há 40 anos e, segundo as autoridades, suas instalações já não comportam mais a demanda judiciária de Cajazeiras e de outros municípios que também são atendidos pela Comarca cajazeirense.

Outro empenho do presidente será a realização de uma viagem à Brasília a fim de solicitar a abertura de edital de concurso público para juiz e promotor.

Em Cajazeiras, todos os vereadores vão lançar um requerimento solicitando pelo menos mais um promotor para a cidade.

Além do presidente da Câmara de Vereadores de Cajazeiras e dos deputados Jeová e José Aldemir, participaram do encontro o presidente da OAB de Cajazeiras, João de Deus Quirino Filho; a diretora do Fórum Ferreira Júnior, juíza Adriana Lins; o vice-prefeito Júnior Araújo; o ex-prefeito Antonio Quirino; o presidente da Câmaras de Vereadores de Cachoeira dos Índios, vereador Zuzú; o chefe de gabinete da Prefeitura de Cajazeiras, Moacir Menses; além de representantes da FAFIC, do SINFUMC e SINFUMCI e da AC2B.

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!