header top bar

section content

Governador e Senador se unem para cobrar aeroporto de Cajazeiras e melhorias para o Sertão

De acordo com Coutinho, a região polarizada por Cajazeiras concentra grande interesse de investimentos do setor empresarial.

Por

19/03/2015 às 17h35

O senador Raimundo Lira (PMDB) acompanhou o governador Ricardo Coutinho (PSB) a uma série de audiências nessa quarta-feira (18). A agenda conjunta passou pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) que tem status de ministério, de onde seguiram para o Ministério da Pesca e Aquicultura.
 
Na primeira reunião, o parlamentar e o governador reforçaram junto ao ministro Eliseu Padilha o pleito de conclusão e homologação do aeroporto de Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa, no Sertão paraibano. Para Lira, é fundamental que o aeroporto seja contemplado prioritariamente pelo Programa de Aviação Regional, que beneficiará 270 aeroportos brasileiros de pequeno e médio porte, sendo que 50 aeroportos deverão ser contemplados ainda neste ano.

De acordo com Coutinho, a região polarizada por Cajazeiras concentra grande interesse de investimentos do setor empresarial, além de convergir a locomoção de muitos estudantes universitários. "A área é ideal, já que não há obstáculo geográfico algum. A topografia é favorável às condições de pouso ideais para aeronaves", salientou o governador. Eles também pleitearam incentivos para trazer melhorias para os aeroportos de Patos, Monteiro e Campina Grande.

A segunda audiência foi com o ministro Helder Barbalho, da Pesca e Aquicultura, com quem trataram a necessidade de modernização do terminal pesqueiro do porto de Cabedelo. Ficou agendado para o dia 23 de março a visita da equipe técnica do ministério às instalações do porto, onde farão uma avaliação das possibilidades de melhoria, modernização e ampliação da estrutura, afim de mensurar quais serviços o terminal pode oferecer. "Dado o porte e a importância da obra, o terminal terá o potencial de elevar o desempenho econômico e social da Região Nordeste, como um todo", explicou Lira.

"Nossa intenção é que possamos estabelecer o diálogo com a Secretaria de Portos para que o processo seja ágil", revelou o ministro. De acordo com o chefe da pasta, o ministro Vinícius Lages (Turismo) também sinalizou entusiasmo para estabelecer estratégias de curto e longo prazo junto ao Governo do Estado, uma vez que modernização do porto como um todo alavancaria a movimentação turística na região.
 
Também esteve presente, em ambas as audiências, a ex-deputada Nilda Gondim, atualmente secretária executiva de representação institucional do governo da Paraíba. Nilda representou o filho, Vital do Rêgo, que enquanto senador lutou incansavelmente para agilizar o andamento das obras.
 
Da Assessoria de imprensa

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan