header top bar

section content

Vital analisará na CCT projeto que estimula "lan house" a se transformar em centros de inclusão digital

As chamadas lan houses poderão receber incentivos do governo e se transformar em Centros de Inclusão Digital. O PLC 28/2011, já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) preside será analisado na próxima quarta-feira (27) às 14h pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e […]

Por

25/11/2013 às 16h10

As chamadas lan houses poderão receber incentivos do governo e se transformar em Centros de Inclusão Digital. O PLC 28/2011, já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) preside será analisado na próxima quarta-feira (27) às 14h pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), do qual também é membro.

A proposta segundo Vital define as lan houses como Centros de Inclusão Digital (CIDs), com a função de universalizar o acesso à internet. “Lá estariam disponíveis programas que permitam o acesso à pesquisa e ao estudo e haveria a possibilidade de usar a internet para o exercício da cidadania”, afirma Vital do Rêgo.

A proposta também define requisitos e diretrizes que esses centros teriam de seguir, como a orientação a menores de 18 anos quanto a jogos e conteúdos inadequados; o sigilo dos dados do usuário e do conteúdo acessado; a acessibilidade às pessoas com deficiência e o registro do nome e da identidade do usuário.

Como benefícios, os CIDs teriam prioridade nas linhas de financiamento especiais, ofertadas por órgãos e bancos públicos, para aquisição de computadores. Além disso, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderiam estabelecer parcerias com esses centros para o desenvolvimento de atividades educacionais. A criação de selos de qualificação para os CIDs também está prevista no projeto.

Para o relator da proposta senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), um dos méritos do projeto é que não há necessidade de aumentar os gastos públicos para incentivar os CIDs. Ferraço também afirmou que a proposta vai incentivar as lan houses a saírem da informalidade e terem a capacidade de aumentar a sua estrutura de atendimento.

Da secom

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!

ENTREVISTA

VÍDEO: Artista sousense que impressionou o público com suas pinturas fala sobre sua obra e trajetória