header top bar

section content

Bispos do Nordeste visitam a transposição e realizam missa em Cajazeiras – VÍDEO!

Caravana dos bispos realizou uma missa na Catedral Nossa Senhora da Piedade com a presença de autoridades públicas e políticas

Por Jocivan Pinheiro

01/03/2016 às 14h50 • atualizado em 02/03/2016 às 09h07

Bispos da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte estão visitando as obras da transposição do Rio São Francisco para discutirem ações estratégicas que garantam o uso racional e plenamente compartilhado das águas do ‘Velho Chico’.

Bispos realizam missa na Catedral de Cajazeiras

Bispos realizam missa na Catedral de Cajazeiras

Nesta segunda-feira (29) foi a vez deles passarem por Cajazeiras para conhecerem o túnel Cuncas I, no Eixo Norte da transposição, considerado o maior túnel de transporte de água da América Latina.

Mas antes a caravana dos bispos realizou uma missa na Catedral Nossa Senhora da Piedade com a presença de autoridades públicas e políticas. Já nesta terça-feira (1) eles fizeram uma visita ao Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas).

A caravana dos bispos pretende aproximar mais a igreja do Estado e da população nordestina para participar com eles das decisões relacionadas à distribuição das águas do Rio São Francisco.

Além disso, ela está cumprindo a encíclica ecológica do Papa Francisco, já que a Campanha da Fraternidade 2016 – com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” – trata dos problemas e desafios relacionados ao meio ambiente e saneamento básico.

Dom José Luis, bispo de Pesqueira-PE

Dom José Luis, bispo de Pesqueira-PE

“A caravana quer escutar o governo, mas também escutar o povo. Algumas pessoas já perderam a esperança, porque há lugares que já faz 50 anos que a água vai chegar e não chega. Por outro lado o povo sente que as coisas são muito lentas, e é nosso papel acender no coração do povo a esperança. Mas não é uma esperança pacífica, de ficar de braços cruzados esperando que tudo caia do céu ou que alguém faça acontecer. O povo, a igreja, a sociedade organizada tem que cobrar essa obra”, declarou o bispo de Pesqueira-PE Dom José Luis.

Dom Jaime Vieira, arcebispo de Natal-RN

Dom Jaime Vieira, arcebispo de Natal-RN

“Nada melhor do que irmos ao encontro do São Francisco pela sua significância tão elevada no que diz respeito a recursos hídricos para o Nordeste. Esse projeto vem se desenvolvendo e chegou a hora de vermos se não pudermos contar com a água do São Francisco, como é que vamos resolver situações emergenciais. E aí a caravana desperta as pessoas e também as instituições para que tomem cada vez mais conhecimento do projeto, e nós como igreja estejamos ao lado do povo para fazer com que a população atingida se aproprie do projeto e zele pela sua finalidade”, afirmou o arcebispo de Natal-RN Dom Jaime Vieira.

MAIS FOTOS:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan