header top bar

section content

CRUZ: No Dia da Padroeira, ‘Macumba’ é encontrada no Centro de Cajazeiras. VÍDEO!

Os fiéis que saiam da missa, paravam em frente ao local e faziam o sinal da cruz.

Por Diário do Sertão

15/09/2016 às 20h38 • atualizado em 15/09/2016 às 20h49

Na data que se comemora o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade neste 15 de setembro, feriado municipal em Cajazeiras foi encontrado um material semelhante a ‘despacho de macumba, no cruzamento da Avenida Juvêncio Carneiro com a Rua Geminiano de Sousa, no Centro de Cajazeiras.

A ‘oferenda’ foi colocada na rotatória das duas ruas, uma delas dá acesso a Igreja Catedral, onde havia celebração especial em comemoração ao dia da padroeira.

No local foram duas galinhas pretas e duas garrafas de vinho. Os fiéis que saiam da missa, paravam em frente ao local e faziam o sinal da cruz.

Despacho – nas religiões afro-brasileiras, é a realização de oferendas a Exu como pagamento antecipado pela realização de favores.[1] É depositado em lugares como encruzilhadas (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos), cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares etc. As oferendas podem consistir, por exemplo, em algo que não mais pode ser usado: por exemplo, uma roupa de Abaluaê (na umbanda, feita com palha de mariô, que é um tipo de palmeira; no candomblé, feita com palha da costa). Se, por algum motivo, não se pode mais usar algo nas religiões afro-brasileiras, deve ser despachado.

.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: