header top bar

section content

Deu no Fantástico: Bebês mortos na PB com zika vírus são ‘usados’ por cientistas do RJ

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro conseguiram isolar o vírus zika no líquido amniótico de dois bebês da Paraíba.

Por Luzia de Sousa

15/02/2016 às 09h16 • atualizado em 16/02/2016 às 08h34

A reportagem do Fantástico da Rede Globo desse domingo (14) exibiu uma matéria completa sobre os malefícios do zika vírus que atinge os bebês ainda na barriga da mãe. A mais recente descoberta é que o vírus chega ao cérebro da criança causando a microcefalia e outras doenças.

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro conseguiram isolar o vírus zika no líquido amniótico de dois bebês da Paraíba, que nasceram com microcefalia e morreram 48 horas depois.

Eles conseguiram fazer a decodificação genética para entender como é formado e como age no organismo, passo fundamental para descobrir o tratamento e até vacina para combater o vírus.

O virologista e pesquisador da UFRJ, Amilcar Tanuri sonha com medicamento que ‘isole’ a placenta da mãe da ação do vírus, para que o bebê não seja afetado.

Rodrigo Brindeiro, virologista da UFRJ explicou que na análise dos cérebros dos bebês da Paraíba foi identificada a presença do vírus desde a fase do desenvolvimento embrionário.

A médica e pesquisadora da cidade de Campina Grande, Adriana Lopes, que foi a primeira no Brasil a identificar o zika vírus como também causador da microcefalia revelou o vírus causa no bebê ventriculomegalia, que a cabeça do bebê tem tamanho normal, mas fica cheia de líquido e o cérebro não se desenvolve, além da artrogripose, que a contração de musculatura e articulações.

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!