header top bar

section content

Coordenador de medicina da UFCG: Conheça sobre seu passado e o futuro da saúde em CZ

Sobre dificuldades e limitações do curso de medicina: “Ainda precisa de muita estrutura, profissionalização”

Por Josirleide Oliveira

13/03/2016 às 14h36 • atualizado em 13/03/2016 às 14h42

Luiz Jardelino de Lacerda Neto, farmacêutico, bioquímico, atual coordenador do curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras contou sua trajetória pessoal e profissional no Interview da TVDS.

Cajazeirense filho de João Pereira Leite e Maria do Socorro Lacerda Leite, diz sentir-se orgulhoso por ter nascido nesta cidade. Nascido de uma família de porte médio teve oportunidade de estudar. Segundo ele, sua única obrigação era estudar, tendo a oportunidade de construir sua história acadêmica em colégios particulares, como o Nossa Senhora do Carmo e Diocesano Padre Rolim, dizendo ele sentir muitas saudades da infância e dos inúmeros amigos dessa época e lamentou o ‘Diocesano’ não funcionar.

Contou que quando concluiu o científico, teve que ir morar em João Pessoa, onde foi aprovado no vestibular para farmácia. Luiz faz referência a nomes de pessoas que o ajudaram enquanto morava na capital.

Após a formação sempre quis voltar para Cajazeiras, mas precisava ganhar dinheiro, a primeira porta de uma universidade se abriu no Crato-CE, onde atuou como professor substituto. No final de 2013 a UFCG campus Cajazeiras abriu edital para sua área e ele disse é o momento se fixar em Cajazeiras, fato que aconteceu em 2014, onde atualmente ocupa a função de coordenador do curso de medicina.

Luiz Neto discorreu sobre a estrutura, dificuldades e limitações do curso de medicina, interiorização da saúde, da oportunidade de acesso das classes menos favorecidas e do programa do governo ‘Mais médicos’. “Ainda precisa de muita estrutura, profissionalização”, disse a partir dos 18’ e 45’’ do vídeo.

Assista mais no vídeo acima!

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!