header top bar

section content

Conselheiro Federal parabeniza o sistema COFEN e Conselhos de enfermagem do Brasil pelo seu dia.

Junta Interventora do Coren-MA parabeniza todos pelo Dia Nacional dos Conselhos Regionais de Enfermagem

Por Assessoria

12/07/2019 às 14h03

Conselheiro Federal do Cofen, Dr Ronaldo Beserra

O Conselheiro Federal, Dr Ronaldo Beserra, parabeniza o sistema COFEN e Conselhos de enfermagem do Brasil, pelo seu dia.

Junta Interventora do Coren-MA parabeniza todos pelo Dia Nacional dos Conselhos Regionais de Enfermagem
Com atuação em todo o estado, o Coren-MA contribui diretamente para evitar que a profissão seja exercida de forma irregular, dando segurança para toda a sociedade que depende desses profissionais

A Junta Interventora do Coren-MA deseja ao sistema Cofen/Coren e a todos os outros profissionais que fazem do sistema felicitações pela passagem do Dia Nacional dos Conselhos Regionais de Enfermagem, comemorado hoje, dia 12 de junho. Nessa data, a Junta ressalta a importância do Conselho para os profissionais da área e toda a sociedade. Garantir o exercício legal da profissão para proteger o cidadão: essa é a atual missão da Junta Interventora do Coren-MA.

A fiscalização da atividade profissional é de grande importância não apenas para as pessoas que desenvolvem essa função, mas para toda a sociedade. É por essa razão que existem os conselhos profissionais como órgãos que atuam diretamente no cumprimento nas determinações exigidas por lei, sejam elas estaduais ou federais.

Nessa perspectiva, o Coren-MA desempenha um importante papel para que o profissional de enfermagem possa exercer da melhor forma possível a sua atividade, beneficiando inclusive todas aqueles que dependem desse trabalhador.

O Coren-MA é uma autarquia federal instalada no dia 19 de agosto de 1975, por meio da Portaria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 01, de 4 de agosto daquele mesmo ano. Cabe ao órgão a tarefa de fiscalizar e disciplinar o exercício profissional da Enfermagem maranhense e de suas funções auxiliares, fazendo uso dos princípios éticos, legais e científicos.

Fiscalização – O Conselho resguarda o profissional, garantindo somente que os habilitados trabalhem na profissão. Além disso, a autarquia federal também atua diretamente na fiscalização dos hospitais, postos de saúde e outras unidades de saúde para verificar se tais espaços apresentam as
devidas condições para o exercício profissional.

No Maranhão, o Conselho de Enfermagem tem a sua sede, localizada no bairro Renascença, em São Luís (capital do estado) e ainda apresenta subseções nas cidades de Bacabal, Balsas, Pinheiro, Caxias e Imperatriz. Ao todo, são mais de 50 mil profissionais de enfermagem em todo o estado, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

Junta Interventora do Coren-MA parabeniza todos os profissionais pelo Dia Nacional dos Conselhos Regionais de Enfermagem

Para a sociedade, a função do Coren-MA é primordial. Com a fiscalização das unidades de saúde e do exercício da atividade profissional, as pessoas são beneficiadas com a segurança de que podem receber o melhor tipo de atendimento no local em que procura. Sem a presença do órgão que fiscalize a conduta dos profissionais da área de saúde, no caso dos profissionais de enfermagem, as pessoas que eventualmente precisem do serviço podem ficar à merce de condutas irresponsáveis, o que poderá causar riscos à saúde.

Os conselhos também defendem os interesses da sociedade regulamentando o exercício ético da profissão e punindo os maus profissionais, com a possibilidade, inclusive, de cassação de seus registros profissionais.

Comemoração – Por isso, há muito o que comemorar no dia 12 de julho, data essa instituída como o Dia Nacional dos Conselhos de Enfermagem. A data marca a criação do Conselho Federal de Enfermagem e dos Conselhos Regionais, que formam o sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Cabe ao Cofen também a função de normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, obstetriz, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

É por meio da atividade de fiscalização dos conselhos que a sociedade é preservada dos maus profissionais, o que proporciona segurança para todos que necessitam dos serviços do profissionais de enfermagem.

Recomendado pelo Google: