header top bar

section content

Modalidades online como poker, xadrez e e-sports ganham força como alternativa de entretenimento

Entre as atividades de entretenimento disponíveis na internet, modalidades online como poker, xadrez e e-sports ganharam muita força e se tornaram excelentes motivos para os jovens ficarem em casa.

Por Juliana Rodrigues

07/04/2020 às 14h28 • atualizado em 07/04/2020 às 14h36

Imagem Ilustrativa

No ano passado, uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PWC) analisou os gastos dos consumidores de 53 países e chegou à conclusão que a diversão da sociedade está cada vez mais caseira. O estudo apontou que 37% dos gastos destinados ao entretenimento foram em atividades relacionadas à internet — enquanto a previsão para 2020 é que esse número salte para pelo menos 50%.

Já nos Estados Unidos, a Mintel, agência de inteligência de marketing, também realizou uma pesquisa no setor e concluiu que 28% dos jovens entre 24 a 31 anos têm como preferência se divertirem em casa.

Entre as atividades de entretenimento disponíveis na internet, modalidades online como poker, xadrez e e-sports ganharam muita força e se tornaram excelentes motivos para os jovens ficarem em casa.

Poker online
Uma das modalidades mais populares dentre aquelas consideradas esporte da mente, o poker é também uma das mais antigas: a criação do jogo moderno aconteceu ainda no século XIX. Nos últimos 20 anos, o crescimento em massa da internet possibilitou que a modalidade fosse também jogada digitalmente e isso impulsionou a popularidade do jogo a níveis incríveis.

Quando o assunto é poker online no Brasil, parte do seu crescimento é impulsionado pelo sucesso dos melhores jogadores brasileiros mundo afora, o que naturalmente traz excelentes manchetes sobre a modalidade. No ano passado, por exemplo, dois jogadores brasileiros venceram um título no World Series of Poker — maior circuito do planeta.

No poker pela internet, jogadores do mundo se reúnem em salas online que sediam torneios de diferentes variantes. A facilidade para se inscrever em um site especializado é notável e a simplicidade das regras ajuda na fomentação do jogo.

Segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), atualmente são aproximadamente 8 milhões de jogadores em todo país e boa parte desse número se restringe a competidores que praticam a modalidade pela internet.

Tamanha popularidade no Brasil se traduz em resultados impressionantes nos principais campeonatos do mundo. Em 2018, por exemplo, os competidores brasileiros quebraram o recorde de número de medalhas de ouro em uma única edição do Campeonato Mundial de Poker Online.

Segundo o site PocketFives (conteúdo em inglês), que é especialista em ranquear os jogadores online de acordo com os seus feitos, o Brasil conta com mais de 20 competidores entre os 100 melhores do mundo.
Portanto, com toda essa cultura voltada para a prática do poker, o Brasil vive uma era de ouro na modalidade e nunca foi tão fácil praticar o jogo — principalmente no âmbito online, em que é preciso apenas uma boa conexão com a internet para jogar.

Xadrez online 

Popularidade do xadrez atingiu novos patamares com a internet

Outra modalidade da mente muito antiga e popular, o xadrez tem uma história milenar. A origem do jogo ainda é motivo de debate, mas a teoria mais aceita é que tenha sido criado no século VI, na Índia.

Assim como o poker, o xadrez se beneficiou da popularização da internet. Com o “boom” da tecnologia, o jogo voltou a ter um protagonismo relevante no entretenimento das pessoas.

De acordo com o estudo realizado por David Smerdon, enxadrista e economista australiano, o Brasil é o 19ª do mundo em número de mulheres enxadristas. No país, a prática do xadrez pela internet se tornou algo muito popular entre os jogadores. Um exemplo disso é o Clube de Xadrez Erbo Stenzel, da Fundação Cultura de Curitiba, que neste ano abriu pela primeira vez a Copa de Xadrez Online Alexandre Direne.

A comodidade de jogar em casa atrai cada vez mais os competidores para as telas do computador. Só na Copa de Xadrez Online Alexandre Direne, cerca de 600 competidores se reuniram para o torneio.

Entre os sites de xadrez mais populares do mundo, destacam-se o Chess e o Chesstempo — o primeiro citado conta com mais de 30 milhões de membros e cerca de 4 milhões de jogos realizados diariamente. Em ambos e em vários outros sites do gênero, é possível ingressar em torneios contra competidores amadores ou profissionais.

E-sports
O Brasil é um país apaixonado por videogames e os números comprovam isso. No ano passado, uma pesquisa realizada pela Sioux Group em parceria com a Blend News Ressearch e a ESPM revelou que 66,3% dos brasileiros têm o hábito de jogar games eletrônicos. Entre esse total, que representa aproximadamente 137 milhões de pessoas, as mulheres são a maioria do público gamer (53%).

Já o uso dos smartphones, que cresceu muito em popularidade nos últimos 15 anos devido ao aperfeiçoamento da tecnologia e as variadas opções de planos de internet para o aparelho, também está em evidência. Da população gamer do país, 83% joga pelo celular.

Outro número que impressiona é o fato que cerca de 27 milhões de brasileiros já disputaram algum tipo de campeonato no ramo dos esportes eletrônicos (e-sports) e a tendência é que esse total só aumente com o tempo.
O Brasil é um dos países mais fortes do mundo quando o assunto são os e-sports. “Somos uma superpotência nos esportes eletrônicos. Nenhuma outra nação produz tantos atletas com nível internacional em uma quantidade impressionante de games diferentes”, afirma Chandy Teixeira, jornalista do Grupo Globo e especialista no setor.

Entre os principais jogadores do país, destaque para nomes como coldzera (Counter Strike), Zezinho (Fifa), Pedro Resende (Fifa) e Paulo Vitor (League of Legends).

Com a nova geração de consoles prestes a chegar, nos próximos anos a chama do brasileiro pelos jogos eletrônicos deve esquentar ainda mais e aumentar o status do país no cenário dos games.

Por Juliana Rodrigues, Jornalista e assessora de comunicação na internet 

Recomendado pelo Google: