header top bar

section content

VÍDEO: Médico oncologista explica se aumento dos casos de câncer tem relação com a Covid

Valdemir Ferreira explicou que o câncer ocupa o segundo lugar de causas de morte no Brasil, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares

Por Priscila Tavares

15/03/2023 às 11h55 • atualizado em 15/03/2023 às 12h10

Em participação ao vivo no programa Diário News, da TV Diário do Sertão, o médico oncologista Valdemir Ferreira falou sobre o aumento de casos de câncer no Brasil e se as pessoas que foram acometidas de Covid estão mais propícias a desenvolver à doença.

O médico explicou que ainda não há nada que relacione o Covid ao câncer, mas já existem pesquisas que estudam a ligação da Covid com os casos de câncer e que resultados mais detalhados só sairão a médio prazo.

“Não tem relação que o COVID é um fator de risco direto para o câncer, mas tem muito estudo correndo em âmbito internacional, principalmente. Mas o que a gente percebeu tanto na estatística nacional, mundial e na nossa região é que infelizmente o COVID aumentou muito a mortalidade, a morbidade, o diagnóstico tardio [do câncer]”, disse o oncologista.

Valdemir Ferreira falou dos tipos de câncer que mais acometem a população brasileira. Segundo ele, em primeiro lugar está o câncer de pele, independente do sexo, o que representa 30% dos casos de câncer no Brasil; Já nas mulheres, estão em primeiro lugar o câncer de mama, em segundo o colorretal e em terceiro o de colo de útero; Nós homens em primeiro lugar está o câncer de próstata, seguido pelo de colorretal e em terceiro o de pulmão.

O médico explicou que o câncer ocupa o segundo lugar de causas de morte no Brasil, ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares. “Tem estatística a curto prazo, 2025, 2027, pelo Instituto Nacional do Câncer que o câncer vai ser a principal causa de morte no Brasil”, disse o oncologista.

Entre os principais fatores de risco para o surgimento da doença, Valdemir Ferreira apontou o estilo de vida, a alimentação, o trabalho, entre outros que influenciam diretamente no surgimento da doença oncológica.

Ele destacou o aumento de casos de câncer de pâncreas e explicou que por não ter um exame específico para identificar a doença no órgão acaba tendo um diagnóstico tardio.

Estatística a curto prazo do Instituto Nacional do Câncer aponta que o câncer vai ser a principal causa de morte no Brasil, disse o oncologista.

“É uma doença traiçoeira. O grande problema dele é o diagnóstico tardio. O câncer de pâncreas é um dos cânceres que não tem exame, não tem como fazer rastreamento como o  câncer de intestino, o câncer de mama, o câncer de colo de útero, porque quando você faz um rastreamento aumenta a chance de um diagnóstico precoce”, explicou o especialista.

Valdemir Ferreira afirma que o câncer tem cura, caso tenha um diagnóstico precoce; é uma doença que pode acometer qualquer pessoa e por isso é importante o rastreamento, a  prevenção e consulta anual com especialista. Ele disse que ainda não existe um exame específico para para diagnosticar que alguém tem determinado câncer, mas afirma: “Quem procura cura”.

O médico Valdemir Ferreira é nascido em Cajazeiras, cursou Medicina na UFPB e fez residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Oncológica. Atualmente trabalha como cirurgião geral em Mossoró, concursado do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Atua como cirurgião oncológico no Hospital Wilson Rosado, serviço especializado de oncologia e Professor concursado da UFERSA( Universidade Federal do Semiárido) e roteador da FACENE.

O programa Diário News tem a apresentação de Caliel Conrado e acontece de segunda a sexta, das 17h às 18h, na TV Diário do Sertão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: