header top bar

section content

Previsões 2013: Pouca chuva em Sousa e Cajazeiras. Açude poderá secar e agricultores não devem plantar. Confira aqui

As chuvas que caíram nos últimos dias no Sertão da Paraíba, foram geradas pelo fenômeno chamado de Vórtices Ciclônicos em altos níveis. Confira aqui

Por

23/03/2013 às 09h16

Em entrevista a reportagem do Diário do Sertão, Rodrigo Cézar Limeira, que atualmente é o físico responsável pelo Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa na cidade de Sousa), falou sobre o fenômeno que causou chuvas isoladas no Sertão da Paraíba, dados Pluviométricos, e previsões para os próximos dias.

Segundo o meteorologista, as chuvas que caíram nos últimos dias no Sertão da Paraíba, foram ocasionadas pelo fenômeno chamado de Vórtices Ciclônicos em altos níveis. O fenômeno é responsável por produzir chuvas irregulares, mas a tendência para os próximos dias é de poucas chuvas.

Pouca chuva em Sousa

Os dados pluviométricos anuais de chuvas para a cidade de Sousa seriam de 800 mm, porém este ano choveu apenas 166 mm, e a previsão é que deve chover somente entre 240 mm e 400 mm em 2013.

Pouca chuva em Cajazeiras

Os dados pluviométricos anuais de chuvas para a cidade de Cajazeiras seriam de 900 mm, porém este ano choveu apenas 198 mm, e a previsão é que deve chover somente entre 270 mm e 450 mm em 2013.

Açude poderá secar

Mesmo com as chuvas ocorridas nos últimos dias, o açude de São Gonçalo atualmente apresenta um volume atual de apenas 25% o que corresponde a 16.189.672m³. “A última chuva em Sousa foi de 47mm, porém na região de São Gonçalo choveu apenas 6mm, o armazenamento de chuva é pequeno e o açude de São Gonçalo pode secar no final de dezembro”, frisou o metereologista.

Esgotos no açude

Além da seca que vem assolando o Sertão da Paraíba, um fato preocupante está acontecendo no açude de São Gonçalo. É que os esgotos sanitários das cidades de Marizópolis e Nazarezinho estão sendo jogados muito próximo ao manancial, e nenhuma providencia enérgica foi tomada pelas autoridades competentes.

“Atualmente o açude de São Gonçalo tem apenas 25% de sua capacidade, porém devemos considerar que desses 25%, aproximadamente 10% é água poluidas esgotos,  então o açude tem apenas 15% de sua capacidade, disse Rodrigo César Limeira. 

Agricultores não devem plantar

O metereologista finalizou enviando um recado aos agricutores. “Não plantem esse ano, porque não teremos um inverno regular, só teremos chuvadas. Um ano irregular como esse, de poucas chuvas, é péssimo para a agricultura, então o ano é de seca forte que é ruim para os mananciais e a agricultura, concluiu o metereologista.

Assista abaixo a reportagem exclusiva!
 

DIÁRIO DO SERTÃO 

Tags:
Recomendado pelo Google: