Policiais de Sousa e Cajazeiras realizam prova nesta quarta-feira. Veja fotos!
A equipe que aplicou a prova, era composta pelo Tenente Valcemir, psicólogos, assistentes sociais e especialistas em toxicologia.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) realizou nesta quarta-feira (14), na cidade de Cajazeiras, prova escrita e oral para seleção ao curso de formação de educadores. Participaram da prova policiais militares oriundos do 6º BPM (Cajazeiras) e 14º BPM (Sousa).
O Tenente-Coronel Ronildo (Comandante do 6º BPM e Coordenador local do PROERD) antes das provas também se fez presente à sala de aula, no IFPB, desejando boa sorte aos candidatos. A equipe que aplicou a prova, oriunda de João Pessoa, era composta pelo Tenente Valcemir, psicólogos, assistentes sociais e especialistas em toxicologia.
Projeto
O PROERD tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education) e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente, o programa está presente em 58 países.
No Brasil, foi implantado em 1992, estando desde 2002 em todos os estados da federação. Especificamente na Paraíba, o Programa teve início com uma primeira turma de instrutores em 1998, os quais passaram a ministrar aulas a partir de 2000; houve uma segunda turma de instrutores em 2002 (quando chegou a Cajazeiras) e uma terceira em 2008.
Consiste de lições desenvolvidas em escolas públicas e particulares, ministradas obrigatoriamente por policiais militares fardados, preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes.
No estado, o PROERD conta com 74 (setenta e quatro) instrutores e é coordenado pela Capitão Ticiana de Lima Soares. Nos últimos 12 anos, foram formados (receberam as lições ministradas pelos instrutores) 80.000 (oitenta mil) crianças paraibanas (julho de 2012), com a meta de formar mais 5.000 até o fim do corrente ano.
Extensão
Em Cajazeiras e cidades circunvizinhas, o Proerd já formou mais de 4.000 crianças, ensinando-as a como se prevenir contra os males causados pelas drogas. O lema do programa é: “NOSSAS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS E DA VIOLÊNCIA”.
O resultado das provas será divulgado dia 22 de novembro próximo e após todas as fases avaliatórias, o curso será realizado em dezembro no Centro de Educação da PM, em João Pessoa-PB. Os novos educadores irão reforçar as instruções às crianças no alto sertão paraibano.
Veja fotos na galeria. Clique e aumente a imagem!
DIÁRIO DO SERTÃO com secom
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário