header top bar

section content

Com risco de rompimento maior que Brumadinho, barragem é interditada no Nordeste

Estrutura foi classificada com risco mais alto do que a de Brumadinho, que se rompeu em janeiro

Por Veja

10/04/2019 às 15h57

Barragem de rejeitos de mineração no município de Maiquinique, Bahia (foto: Grafite do Brasil/Divulgação)

Uma barragem de rejeitos de mineração foi interditada, na terça-feira, 9, em Maiquinique, no sudoeste da Bahia, pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), por risco de rompimento e inundação das áreas.

A interdição foi decretada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que classificou a situação como de “risco alto”. Nas barragens onde aconteceram tragédias como Brumadinho e Mariana, o órgão havia considerado a situação de “risco baixo”.

Segundo os auditores-fiscais do órgão, na barragem, que pertence à mineradora Grafite do Brasil (formada pelas empresas Samaca Ferros Ltda e Extrativa Metalquímica S/A), cerca de 150 profissionais trabalham e corriam risco de lesão grave e até morte.

O relatório aponta, ainda, que há “graves problemas de segurança e saúde no trabalho”, com “inexistência de projetos construtivos e de instrumentação para monitoramento da barragem, que apresenta sinais de comprometimento da estrutura”.

O órgão informou, ainda, que a mineradora sabe das “irregularidades” e tem deixado de “adotar as medidas corretivas necessárias”. Procurada, a Grafite do Brasil não se manifestou até a publicação da reportagem.

Fonte: Veja - https://veja.abril.com.br/blog/bahia/barragem-e-interditada-na-ba-apos-risco-de-rompimento-e-inundacao/?fbclid=IwAR1gU2LrXqAzZAl9uat10aa9o05dt9M-xYrd4fkI1BKImOd90gL-xIgjfSQ

Tags:
Recomendado pelo Google: