header top bar

section content

Brasil tem 208,5 milhões de habitantes e mais de 20% está em São Paulo, diz IBGE

Os três estados mais populosos estão na Região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos, na Região Norte.

Por IG

28/08/2019 às 08h33

Segundo a pesquisa sobre a população do Brasil, apenas três municípios abrigam menos de mil habitantes (Foto: shutterstock)

A população do Brasil foi estimada em 208,5 milhões de habitantes, de acordo com o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (29). O levantamento ainda mostra taxa de crescimento populacional de 0,82% entre os anos de 2017 e 2018.

Na pesquisa sobre a população do Brasil , o IBGE calculou o total de 208.494.900 pessoas espalhadas pelos 5.570 municípios, com data de referência em 1º de julho de 2018.

População do Brasil segue concentrada no Sudeste
A pesquisa mostra que a população brasileira segue concentrada no Sudeste, sendo que três dos estados mais populosos do País estão nessa região. Somente em São Paulo, há mais de 45,5 milhões de habitantes, o que significa 21,8% da população do País.

Por outro lado, Roraima é o estado menos populoso, com 576,6 mil habitantes ou 0,3% da população total.

Já em relação aos municípios, a cidade de São Paulo continua sendo a mais populosa do Brasil, com 12,2 milhões de habitantes. Logo em seguida, vem o Rio de Janeiro com 6,7 milhões de pessoas, o que explica boa parte da concentração populacional no Sudeste. Brasília e Salvador também estão entre as cidades mais habitadas, com três milhões cada.

E o município com menor população do Brasil é Serra da Saudade, localizada no estado de Minas Gerais, com apenas 786 habitantes. Ainda na lista de cidades com as menores populações entram os municípios de Borá, em São Paulo, e Araguainha, no Mato Grosso, com 863 e 956 habitantes, respectivamente. Essas são as únicas cidades do País com menos de mil habitantes, destaca o IBGE.

Outro dado curioso apurado em 2018 é que 57% da população brasileira, ou 118,9 milhões de habitantes, vivem em apenas 317 municípios, o que representa 5,7% das cidades, que são aquelas com mais de 100 mil habitantes.

Além disso, os 46 municípios, aqueles com mais 500 mil habitantes, concentram 31,2% da população brasileira, ou 64,9 milhões de habitantes.

Em contrapartida, 68,4% dos municípios abrigam apenas 15,4% da população do País, com 32,1 milhões de habitantes.

O IBGE destaca que faz as estimativas em relação à população do Brasil para que o Tribunal de Contas da União (TCU) utilize como referência para calcular o Fundo de Participação de Estados e Municípios. Os dados também são usados para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Fonte: IG - https://economia.ig.com.br/2018-08-29/populacao-brasil.html

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Secretário de João Azevêdo defende aproximação de Dra Paula e Zé Aldemir ao Governo estadual

BRIGA NO CARNAVAL

VÍDEO: Autoridades policiais revelam que suspeitos do crime na Vila Nova em Cajazeiras alegaram vingança

SAÚDE

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe médico radiologista e tira dúvidas sobre os exames por imagem

CRISE NO PSB

VÍDEO: Nonato Bandeira evita dar resposta a Ricardo por determinação de João Azevêdo: “Estamos focado no trabalho”