header top bar

section content

Raimundo Lira homenageia aniversário de Campina Grande no Senado e destaca aspectos econômicos da cidade

O pronunciamento do Senador, homenageando Campina Grande, foi motivo de registros e aplausos por parte de vários Senadores presentes à Sessão.

Por

09/10/2015 às 14h46

Senador parabeniza Campina Grande. Veja!

Ao presidir mais uma Sessão do Senado da República, na tarde/noite desta quinta-feira, (08), o Senador Raimundo Lira (PMDB) fez uma homenagem a Campina Grande pelo transcurso dos seus 151 anos de emancipação política, a serem comemorados neste domingo, 11 de outubro. Lira disse que Campina ocupa um lugar especial em seu coração, ao lado da sua cidade natal, Cajazeiras.
 
O Senador fez um histórico de sua ligação com Campina Grande e lembrou que seus pais vierem fixar residência na cidade em 1960, atraídos pela pujança econômica e pelo clima ameno e quase temperado. “Meu pai, José Augusto de Lira, um dinâmico empresário, de família predominantemente empreendedora, e minha mãe, França Dantas Lira, dona de casa, mãe orientadora, inteligente e amorosa”, lembrou ele.
 
Lira citou o título de Cidadão Campinense que recebeu em 11 de outubro de 1977, dia do aniversário da cidade, há 38 anos, “pelo qual agradeço ao autor da propositura, o então vereador José Luiz Júnior” e lembrou que seu irmão, o empresário Francisco Lira, “teve a honra de ser vice-prefeito e prefeito desta amada cidade”.
 
Citou seu casamento com a campinense Gitana Maria da Silveira Figueiredo, professora da Universidade Federal da Paraíba, filha do saudoso Bento Figueiredo, agropecuarista e ex-prefeito d cidade. “Gitana e eu somos pais de quatro filhos maravilhosos, também campinenses, com muita honra: Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério”.
 
Rainha da Borborema – O Senador fez um breve relato do surgimento da cidade, lembrando que Campina também é conhecida poeticamente como Rainha da Borborema e que, conforme os historiadores, surgiu como aldeia por intermédio do Capitão Mor dos Sertões, Teodósio de Oliveira Ledo, em 1º de dezembro de 1697.
 
Lira disse que, pela posição geográfica e solos agricultáveis, Campina se destacou como entreposto comercial no Nordeste, passagem obrigatória para tropeiros, boiadeiros e outros viajantes. Ele lembrou que Campina é hoje a segunda maior cidade do Estado, com população estimada em 420 mil habitantes, na liderança de uma região formada por dezenas de municípios e com uma população de mais de 1 milhão de habitantes.
 
Nas décadas de 40 e 50, a cidade se destacou como a maior exportadora de algodão do Brasil e a segunda do mundo, transformando-a como a terceira maior arrecadadora de impostos de todo o Nordeste e a décima terceira mais rica do Brasil.
 
Na década de 50, lembrou Lira, Campina Grande foi destaque como a maior exportadora de couros e peles do Brasil, concentrando os maiores curtumes do País. Na década de 70, liderou no Brasil, a exportação da fibra de sisal, conhecido agave, “trazido para a Paraíba e para o Brasil pelo grande campinense Argemiro de Figueiredo, visionário e construtor do futuro e governador com apenas 30 anos de idade”.
 
O Senador citou grandes empreendedores que acreditaram na cidade, como José Alencar, da empresa Embratex, ex-vice-presidente da República, que implantou em Campina a maior indústria têxtil do Brasil. Lira citou o potencial econômico da cidade e lembrou das universidades que atraem pessoas de todo o Nordeste, além do potencial tecnológico, o que possibilitou o desenvolvimento do algodão geneticamente colorido.
 
“A revista norte americana Newsweek destacou Campina como o maior parque tecnológico da América Latina, com maior número de mestres e doutores por habitante do Brasil. Outras publicações mostram que Campina está listada como uma das melhores cidades do País para viver e trabalhar. E não há como deixar de registrar, que fazemos o Maior São João do Mundo, evento que consagrou a cidade e que gera receitas para diversos segmentos da economia”, destacou Raimundo Lira.
 
O pronunciamento do Senador, homenageando Campina Grande, foi motivo de registros e aplausos por parte de vários Senadores presentes à Sessão. Ele pode ser assistido acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=EHjOfZpahfM
 
Assessoria de Imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: