header top bar

section content

Para leitores, briga entre Globo e Record é válida. Confira.

Durante esta semana, Globo e Record começaram uma batalha que parece não ter fim. Acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro contra o Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) deram início ao embate. Na última terça-feira (11) uma reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" mostrou […]

Por

16/08/2009 às 12h26

Durante esta semana, Globo e Record começaram uma batalha que parece não ter fim. Acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro contra o Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) deram início ao embate.

Na última terça-feira (11) uma reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" mostrou a denúncia contra o bispo. No mesmo dia, o "Jornal Nacional", da TV Globo, veiculou matéria em que apresenta o caso, as movimentações financeiras suspeitas e o esquema de lavagem de dinheiro.

Em resposta à Globo, a Record saiu em defesa da Universal e contestou as acusações durante o Jornal da Record desta quarta-feira (12). Para acirrar mais a disputa, a emissora paulista exibiu ontem uma extensa reportagem sobre sua luta contra o que considerou ser o "monópolio da informação".

A polêmica fez o Adnews promover uma enquete no portal: Qual sua opinião sobre a guerra editorial entre Globo e Record? Para 53,8% a briga, ou seja, a discussão acerca do tema é válida para a comunicação e outros 46,2% acreditam que a disputa empobrece a TV brasileira.

Além disso, o Adnews recebeu cerca de 50 comentários sobre o assunto, nos quais leitores questionam a guerra editorial, a programação das emissoras e também a atual situação dos meios de comunicação brasileiros.

Veja vídeos das acusações: Clique aqui

E você, concorda com o resultado? Opine também na enquete.

Veja agora alguns comentários sobre a polêmica: (O Adnews não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressa nos comentários)

Douglas Alcantra – 13/08/09
"O pior é para os jornalistas darem esta notícia, sabendo que a Record tem culpa no cartório. Entre Globo e Record fico com a Globo. Esperta é a Record que tirou o foco da população que esquecem as denuncias e vira apenas um briga por audiência o que não é verdade. Porque sei que é verdade os 10%, na Igreja católica coloquei apenas R$ 2 para o dízimo e ninguém reclamou, agora IURD tem que dar no mínino uns R$1000 (Obs. ninguém me falou eu vi)."

Estela – 13/08/09
"Eu não tenho nada contra ou a favor da Globo ou da Record, e compreendi que realmente a Globo valorizou bastante da DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Agora dizer que tudo é perseguição, fala sério, vai ler a bíblia, vai ser converter meu irmão. O Evangelho fala de perseguição por causa do próprio Evangelho e do nome de Jesus, não por causa de interesses comerciais, deixem de ser burros, e imaturos espirituais. Me enoja estes safados que dizem que são perseguidos por causa do Evangelho, incluam-se os Hernandes e os Macedos, que pregam somente a teologia da prosperidade, são um bando de lobos comendo a gordura das ovelhas. E as ovelhas são ingênuas, preferem acreditar nestes , do que buscar o próprio conhecimento, pois na bíblia já diz: "O meu povo sofre porque não me conhece". Vamos crescer no entendimento para parar de acreditar nestes condutores cegos.Esta não é a igreja de Jesus, e seguramente não é esta igreja que ele vem buscar. E como já diz a Palavra de Deus: "nada ficará encoberto".

Eduardo M – 13/08/09
"Olha, se os "fiéis" não se incomodam em financiar a Rede Record, não vejo muito problema não. Acho que muitos doam dinheiro já sabendo que está dando dinheiro é pra Rede e não para a igreja ou obras de caridade. O preço do pedaço do céu que os fiéis ?pagam? deve ser justamente por estarem sendo enganados. Quanto às "acusações", acho que a imprensa deve informar sim, afinal é fato. Se a Record realmente se sente injuriada e não tem medo da verdade, que noticie as acusações e ouça os dois lados, acusados e acusadores. Afinal, o principal papel da imprensa é informar sobre os fatos… Ou até isso mudou agora?"

Marcos – 13/08/09
"O ministério público indiciou o Edir Macedo com a acusação de Desvio de dinheiro (que não é novidade pra ninguém) empresas de fachadas (que também não deixa de ser algo novo) lavagem de dinheiro claro que isso está na cara um patrimônio de 2 Bilhões da onde saíu tudo isso. e ele ataca a Globo? todas as emissoras divulgaram no mesmo dia todos os grandes jornais impressos divulgaram: Estadão, Folha, Jornal do Brasil, Veja, O Globo,Època, The Washington Post, Independent, Times, BBC news, etc…, e eles atacaram só a Globo? (essa investigação existe a muitos anos). e existe outra na polícia federal sobre a compra de horários pela IURD por um valor absurdo. Só sabem dizer que perseguição religiosa, ha me poupe, Ele disse também que foi absolvido de várias acusações, sabemos que a compra de juízes por bilionários é uma prática bastante comum no Brasil. A Recópia apresentou durante o programinha "Fala que eu te escuto" documentário sobre a Globo, Porque não aproveitaram para explicar toda essas acusações feitas pelo Ministério Público, preferiram ("vingança" ensinam isso na Igreja também?)"

Mauricio Brito – 13/08/09
"Pessoal, não acredito que a Globo e a própria Record sejam santas. Alguns estão dizendo das imparcialidades da Record. Na minha opinião é pura mentira, a Record em seus jornalismos é tendenciosa sim e muito mais do que se imagina. Entendo que ela faz apologia a desordem, a bandidagem, instiga o povo contra a polícia, favorece ao tumultos, dá crédito a quem só faz baderna. Vejam a mesma notícia passada pela Globo e pela Record, vejam a diferença, por exemplo a Globo nunca insinua que os polícias são culpados por tentarem conter uma rebelião seja qual for, a Record já distorce a notícia mostrando simplesmente a violência da polícia, mas não mostra que ela foi atacada. Nenhuma das 02 emissoras são santas, mas a Globo é infinitamente melhor que a Record, pelo menos não rouba os fiéis. Vocês esqueceram de citar as declarações dos bispos da igreja Universal sobre a roubalheira do Bispo Macedo, porque não comentam isso ????? Medo ????? Pois é, comentem."

Mau – 13/08/09
"Eta guerra de espertos e dominadores, a massa ainda os apóia. Parabéns aos roteiristas e criativos das duas emissoras, continuam levando a sua boiada para onde querem. Um dia serei COMO eles."

Viviane – 13/08/09
"É até bom que a Globo tenha monopólio. Assim, quem sabe, as outras emissoras mudam um pouco o jeito da televisão brasileira e param de passar programas de "humor" e reality shows que não acrescentam nada na nossa vida. Sou uma pessoa que odeia televisões, assisto-as raramente e levo minha vida muito bem sem ela."

Reinaldo – 14/08/09
"Pra mim é o sujo falando do mal lavado, ambas tem tem uma podridão como princípios."

David Marcus – 12/08/09
Sou Engenheiro Mecânico formado na UFMG, Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, e estou Terminando curso de MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Fico impressionado como as pessoas pré jugam o trabalho da igreja universal. Pessoal, as pessoas não são burras, se damos nossas ofertas e dizimos, obviamente temos que ter retorno, senão certamente sairiamos da Igreja, pois teriamos certeza de que o que eles pregam é mentira; mas o fato é que a igreja só cresce!!! ou seja, as pessoas dão, estão sendo restituidas por Deus, e elas mesmas fazem propaganda do que é bom!!! Eu mesmo sou um exemplo disso, entrei na igreja ha 11 anos sem praticamente nada!!! Meus dizimos eram de dez reais. Hoje posso dar de oferta 200(Duzentas)vezes mais do que no inicio. Fora que tenho um casamento abençoado tenho paz, alegria e saúde. Fiquem atentos!!! Obervem o que está por trás disso. Quem está mais incomodada com o Crescimento da Rede Record? Qual a maneira de tentar denegrir a imagem da Record, e reduzir os índices de audiência? Simples!!! A ideia é… Vamos Denegrir a imagem da Igreja, pois automaticamente a Rede record será atingida. Enfim….Peço que procurem saber o que a Igreja Faz de trabalho social, para depois ter uma opnião crítica formada.

Do site Adnews

Tags:
Recomendado pelo Google: