header top bar

section content

Secretaria de Saúde de Cajazeiras implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão nas UBS do município

Segundo o secretário de saúde, Helano Segundo, a implantação nas demais unidades será por etapas.

Por Diário do Sertão

17/07/2019 às 12h39

Secretaria implanta Prontuário Eletrônico (Foto ilustrativa)

A Prefeitura de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A primeira a receber o PEC foi a UBS do bairro Tancredo Neves, na zona norte e, em breve, as demais unidades irão receber o mesmo sistema.

Com isso, o atendimento será mais eficiente, tendo em vista que os processos de encaminhamento na própria unidade onde a pessoa estiver sendo atendida ou para outras unidades ocorrerão dentro do próprio sistema, garantindo mais segurança nas informações e encaminhamento dos usuários.

Segundo o secretário de saúde, Helano Segundo, a implantação nas demais unidades será por etapas. “Temos uma previsão de implantar o sistema em uma unidade por mês, garantindo a estrutura e capacitação daqueles que vão operar o sistema”, revelou ele, ressaltando que Cajazeiras conta são 24 equipes de saúde da família na zona urbana e rural.

O que é Prontuário Eletrônico:
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, sendo possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada – CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.

Recomendado pelo Google: