header top bar

section content

VÍDEO: Após confirmar mais seis casos da varíola do macaco na PB, secretária faz alerta e dá orientações

Secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, pondera que não é momento para pânico, mas faz um alerta às pessoas que apresentem sintomas semelhantes

Por Luis Fernando Mifô

30/08/2022 às 16h10 • atualizado em 30/08/2022 às 16h20

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira (29) mais seis casos da varíola do macaco, sendo cinco casos em João Pessoa e um em Cabedelo, totalizando 7 casos na Paraíba. Os pacientes contaminados tiveram contato direto com pessoas que vieram de São Paulo.

A secretária de Saúde Renata Nóbrega pondera que não é momento para pânico, mas faz um alerta às pessoas que apresentem sintomas semelhantes.

“Não é momento de pânico, mas é importante destacar que, diante de uma suspeita, se a pessoa apresentar febre, manchas pelo corpo, adenomegalia [inchaço de glânduas], dores no corpo, procurar uma unidade de saúde da família, uma Unidade de Pronto Atendimento [UPA] se for no turno da noite ou um hospital regional se for no interior e passar pela avaliação de um médico”.

Para reduzir a transmissibilidade, a secretária orienta as pessoas a usarem máscara e manter o ambiente domiciliar higienizado. “A doença já está circulando no estado da Paraíba. Não é momento de pânico, mas é momento de redobrar os cuidados com a coletividade, principalmente no seu ambiente de convivência, de contato prolongado com o próximo, considerando que a doença se transmite através do contato prolongado”.

Duas mortes no Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, também nesta segunda, a primeira morte por varíola dos macacos no Estado. O paciente, um homem de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.

Essa é a segunda morte pela doença no país. A primeira aconteceu em Belo Horizonte há um mês. Um homem de 41 anos também apresentava baixa imunidade e comorbidades. Ele fazia tratamento para linfoma, câncer no sistema linfático, que levaram ao agravamento clínico.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: