header top bar

string(13) "diario-sertao"

section content

Aesa anuncia previsão climática para o primeiro trimestre de 2015; Previsões para o Sertão da Paraíba

O prognóstico climático para o semiárido paraibano será informado, na Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência.

Por

13/12/2014 às 19h50

Previsão de chuvas para o Sertão. Confira!

Os meses de janeiro, fevereiro e março, além de serem os mais quentes na Paraíba, são também os mais chuvosos nas regiões do Cariri, Sertão e Alto Sertão. A previsão das chuvas aguardadas para esse período será anunciada na próxima quinta-feira (18) por meteorologistas da Agência Executiva da Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). O prognóstico climático para o semiárido paraibano será informado às 9h, na Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia durante reunião entre vários órgãos do Governo do Estado.

O levantamento desses dados que resultarão na previsão climática será feito no dia anterior, na sede da Aesa, em Campina Grande. Na quarta-feira (17) técnicos da Aesa, professores da Universidade Federal de Campina Grande e meteorologistas do Rio Grande do Norte e de Pernambuco vão analisar imagens de satélites, avaliar modelos matemáticos meteorológicos e observar fenômenos da natureza, como a temperatura dos oceanos para elaborar o relatório.

“Essa previsão vai ser elaborada em conjunto. Vamos contar com o auxílio de cientistas, doutores em meteorologia da UFCG, além de renomados profissionais da área de meteorologia. Juntamente com a nossa competente equipe de meteorologia, eles vão fazer uma discussão técnica para informar se teremos chuvas em boa quantidade ou não”, explicou o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.

De acordo com o diretor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, além da previsão das chuvas no período de janeiro a março, será mostrada a atual situação dos 124 açudes monitorados pela Agência Estadual.

“Primeiro mostraremos o Monitoramento Hidrometeorológico na Paraíba, que ficará a cargo da meteorologia Carmem Terezinha Becker. Na sequência teremos a apresentação de Marle Bandeira com a Análise Climática e Perspectivas Climáticas para 2015”, adiantou.

Da Secom

Tags:
ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Diversidade em Foco com professor de Português destaca as variações da nossa língua

HERANÇA ARTÍSTICA

VÍDEO: Filho de grande nome da música brasileira agita a Festa do Brega no Cajazeiras Tênis Clube

EM JOÃO PESSOA

VÍDEO E FOTOS: Posse da nova diretoria da API é marcada por repentes, lançamento de livro e emoção

DUPLA CERIMÔNIA

VÍDEO: OAB lança em Cajazeiras as chapas para as eleições da Seccional Paraíba e da Subseção local