header top bar

section content

Caravana que oferece exames cardiológicos virá à Cajazeiras, Sousa e mais 11 cidades

A 2ª Caravana do Coração é realizada em parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Associação Círculo do Coração de Recife

Por

21/07/2014 às 09h27

A 2ª Caravana do Coração conta com 50 profissionais (Foto: Diário do Sertão)

Começa na segunda-feira (21) uma caravana que vai passar por 13 cidades paraibanas realizando um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos gratuitamente. Serão atendidas crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas de gravidez, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.

Para ser atendido, os pacientes precisam se cadastrar pela internet, no site da da Caravana. Em cada cidade devem ser atendidas 130 pessoas, totalizando 1.040 atendimentos em toda a ação. Veja na tabela o cronograma dos atendimentos. A ação segue até o dia 2 de agosto. Os atendimentos vão sempre acontecer das 9h às 15h.

A 2ª Caravana do Coração conta com 50 profissionais e é realizada em parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Associação Círculo do Coração de Recife, em Pernambuco.

Segundo o coordenador estadual da Rede de Cardiologia Pediátrica, o pediatra Cláudio Régis, uma das novidades desta edição da Caravana do Coração será a realização de um curso de reanimação neonatal em sala de parto, que será ofertada para enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

A capacitação vai acontecer no mesmo local dos atendimentos. “Vamos agregar a capacitação à assistência. Vamos preparar o profissional para dar continuidade a esse atendimento”, explicou Cláudio. Além disso, as crianças e gestantes serão recepcionadas por arteterapeutas, que apresentarão músicas em referência ao tema da medicina preventiva.

A equipe do Círculo do Coração se conecta diariamente com 20 maternidades e um hospital para realizar triagem, diagnóstico e manejo terapêutico de crianças com cardiopatias congênitas nos municípios.

Cidades            Data
Itaporanga            21
Cajazerias            22
Sousa                  23
Catolé do Rocha    24
Pombal                 25
Patos                   26
Princesa Isabel     27
Monteiro               28
Esperança            29
Picuí                    30
Guarabira             31
Itabaiana             1º
Santa Rita           2

DIÁRIO DO SERTÃO com G1

Tags:

Recomendado para você pelo google

COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

VÍDEO: Prefeitura de Cajazeiras abre campanha Outubro Rosa com entrega de mamógrafo para a população

ECONOMIA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe empresário José Kennedy e debate sobre o setor calçadista no Brasil

JUSTIÇA

VÍDEO: Xeque Mate promove debate entre promotor e advogado sobre nova lei de abuso de autoridade

IML DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: João Azevêdo inaugura Instituto de Polícia Científica e autoriza mais uma obra para Cajazeiras