Açude do Sertão é o primeiro a sangrar neste ano de 2013 no Estado da Paraíba, diz Aesa
A previsão dos meteorologistas da Aesa é de que o período chuvoso deve se estender até o mês de maio.
As primeiras chuvas do ano que caíram na Paraíba foram motivos de alegrias para os sertanejos. Com a esperança renovada, eles já preparam a terra para o plantio. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, com as primeiras chuvas alguns açudes já estão retomando seus volumes.
O órgão registrou o primeiro sangramento de um reservatório este ano no açude Cafundó, localizado no município de Serra Grande, no Sertão paraibano. O manancial do Cafundó tem capacidade para 313.680 metros cúbicos de água e ultrapassou o limite de sua lâmina máxima esta semana.
O açude do Serrote, em Monteiro, no Cariri, foi também o primeiro a entrar em colapso este ano e secou no último dia 18 de março, quando a Aesa registrou no local uma medição de 0,0% do seu volume. Conforme medição da Aesa, 51 reservatórios ainda estão com até 20% da capacidade, sendo 36 em observação e 15 em situação considerada crítica.
Ainda de acordo com a agência, oito municípios tiveram chuvas nos últimos três dias. As precipitações atingiram as estações de monitoramento nas cidades de Baraúnas, Cuité, Emas, Frei Martinho, Ouro Velho, Serra Branca, São Bento e Taperoá, no Curimataú, Cariri e Sertão do estado. A previsão dos meteorologistas da Aesa é de que o período chuvoso deve se estender até o mês de maio.
"Continuamos apresentando a mesma situação prevista na reunião climática, com início da temporada de chuvas. Já tivemos chuvas isoladas nos últimos dias no Sertão, que devem continuar", disse a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.
Segundo o gerente de bacias hidrográficas Lucílio Vieira, as precipitações registradas ainda são insuficientes para que haja uma recarga nos volumes dos açudes.
DIÁRIO DO SERTÃO com AESA
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário