Vituriano de Abreu homenageia a cidade de Cajazeiras por mais um aniversário de emancipação política
Cajazeiras, cidade bela, encravada no Sertão do Estado da Paraíba, é uma das mais prósperas cidades do Estado, comemora hoje a sua emancipação.
O deputado estadual, Vituriano de Abreu, enviou nesta quarta-feira (22), uma mensagem em homenagem aos 149 anos de emancipação política da cidade de Cajazeiras.
Na homenagem, Vituariano relembra um pouco da história da cidade fundada pelo Padre Rolim, e esclarece que apesar de Cajazeiras ter duas importantes datas na sua história, a Câmara Municipal, no ano de 1948, aprovou um projeto de Lei de autoria do então vereador Geminiano de Sousa que estabeleceu o dia 22 de agosto, dia do nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade.
Veja abaixo a mensagem completa enviada por Vituriano de Abreu:
Cajazeiras, cidade bela, encravada no Alto Sertão do Estado da Paraíba, é uma das mais prósperas cidades do nosso Estado, comemora hoje a sua emancipação política.
A história registra a sua origem nascida de um curral de fazenda entre dois pequenos rios, construída por Vital de Souza Rolim, cearense, recém-chegado do Jaguaribe às terras do Rio do Peixe.
Nesta fazenda Ana Francisca de Albuquerque, sua esposa, iniciou a construção de uma Capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, em um morro logo à frente da Casa da Fazenda.
O casal Vital e Ana Francisca preocupou-se com a educação dos filhos, dentre estes, Inácio de Souza Rolim, que se destacando nos estudos terminou por freqüentar o Seminário de Olinda-PE, onde se ordenou Padre.
O recém-ordenado Padre Rolim, renunciando aos convites para permanecer na capital pernambucana, retornou ao já formado povoado de Cajazeiras, nome derivado das muitas árvores de cajazeiras, que se espalhavam pela fazenda onde Vital exercia as atividades agrícolas em larga escala.
Padre Inácio de Souza Rolim ao chegar ao povoado de Cajazeiras tratou de criar de imediato uma escola, o que fez inicialmente no Sitio Serraria, transferindo a mesma, tempos depois, para uma casa próxima à Capela de Nossa Senhora da Piedade, escola esta que foi posteriormente transformada em um colégio, por volta de 1.843, – atualmente Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Desta sementeira nasceu Cajazeiras à sombra de um Colégio sob as bênçãos de Nossa Senhora da Piedade.
Com o andar do tempo, em 23 de novembro de 1863, o povoado de Cajazeiras foi elevado à categoria de Vila e, ao mesmo tempo, tornada independente do Município de Sousa, iniciando-se assim a sua independência.
A criação do Município de Cajazeiras deu-se no dia 23 de novembro de 1863, quando o então Presidente da Província da Paraíba do Norte, Francisco de Araújo Lima sancionou a Lei nº 92. Por esta mesma Lei o povoado de Cajazeiras foi elevada à categoria de Vila e esta em 10 de julho de 1876 foi elevada a condição de cidade pela Lei de nº 616.
A história registra a ousadia do seu povo, ao debandar em “grupos tropeiros do sertão” em busca de mantimentos e artigos para abastecer o mercado local e adjacentes, a exemplo de: farinha e rapadura do cariri cearense, sal do Rio Grande do Norte e vestiários e outros da serra da Borborema.
Destaque-se também que Cajazeiras sempre foi o pólo de convergência de toda uma região, a exemplo do Ceará, Rio Grande do Norte e até mesmo Piauí, de onde vinham caravanas de jovens para se educar sob os cuidados de Padre Rolim no seu educandário.
Apenas para ilustrar, citamos como exemplos dois alunos ilustres do colégio fundado pelo Mestre Padre Rolim, o missionário cearense Padre Cícero Romão Batista e o primeiro Cardeal da América Latina, Dom Joaquim Arcoverde, sem se esquecer a plêiade de outros jovens, até de nossa atualidade, que passaram por aquele educandário.
Cajazeiras sempre teve a educação como marco do seu desenvolvimento. A prova disto é que a cidade possui atualmente 24 graduações superiores, dentre elas o de colunas mestras do ensino: medicina e direito, e em fase de instalação os cursos de engenharia e outras tecnologias.
Na Assembléia Legislativa temos trabalhado em prol do desenvolvimento educacional de nosso Estado, e do modo especial, de nossa Cajazeiras. A prova disto é que fizemos inserir na Lei Orçamentária Anual de 2012, verba orçamentária na ordem de R$ 3.000.000,00 (três milhos de reais) destinada a instalação e implantação de um Campi da Universidade Estadual da Paraíba no Município de Cajazeiras.
Em todo quadro do desenvolvimento de Cajazeiras, não podemos esquecer a presença da Igreja Católica, principalmente com a criação da primeira Diocese do interior do Estado da Paraíba, ocorrida em 1914 e instalada em 1915, que teve como primeiro Bispo Dom Moisés Coelho, sobrinho de Padre Rolim.
Portanto, queremos deixar registrado as nossas alegrias de fazer parte da história de Cajazeiras, quando governamos o município por quatro anos e temos a honra de representá-la na Casa Legislativa Estadual pela segunda vez.
Queremos também, nesta data muito importante para a cidade, congratularmo-nos com todos os munícipes Cajazeirenses, com Sua Excelência o senhor Prefeito, os Vereadores da Casa Otacílio Jurema, o Senhor Bispo Dom José Gonzales Alonso, enfim, todas as autoridades constituídas, bem como com os professores, estudantes, servidores públicos, agricultores, comerciantes, comerciários, profissionais liberais, imprensa, todos os segmentos que fazem parte da vida do município.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário