Cajazeiras e Sousa podem ter racionamento de água; Açude de Boqueirão está com 30,5%
Em uma cidade da região de CZ, a população já está sofrendo com a falta de água. A Cagepa já fez intervenção.
Apesar da irregularidade do inverno este ano, com chuvas bem abaixo da média, a maioria dos açudes responsáveis pelo abastecimento d’água de várias cidades da região de Cajazeiras está com um bom volume de água armazenada.
A situação mais preocupante ocorre em São João do Rio do Peixe, onde o açude que abastece a cidade, o Arrojado está praticamente seco e a Cagepa já está colocando em prática um plano emergencial, levando água de um poço particular até a Estação de Tratamento.
Triunfo
Outro açude que preocupa e que também vem sendo monitorado pela Cagepa é o que abastece a cidade de Triunfo, o Gamela, que tem capacidade para 472 mil 926 metros cúbicos e está com 144 mil 819 metros cúbicos.
O que chama atenção é a pequena capacidade do açude para abastecer uma cidade. Algumas lideranças políticas do município lamentam que Triunfo tenha ficado de fora do abastecimento com água da barragem da Capivara, localizada em Uiraúna, que leva água para sete cidades, como: Uiraúna, Poço Dantas, Bernardino Batista, Joca Claudino, Vieirópolis, São Francisco e Poço de José de Moura, além de alguns distritos.
Problemas
O sistema, entretanto, tem apresentado deficiências desde que entrou em funcionamento e a água não consegue chegar na quantidade suficiente nessas cidades.
Recentemente o governo do Estado anunciou a liberação de recurso para resolver essa situação, eliminando saídas de água na rede que são registradas em pequenas comunidades e até propriedades. A barragem foi construída com recursos do governo federal.
Cajazeiras
O açude de Engenheiro Ávidos, que abastece Cajazeiras e o Perímetro Irrigado de São Gonçalo, além de projetos de irrigação às margens do Rio Piranhas, também é preocupante.
Apesar do grande volume de chuvas registrado nos últimos anos, o açude poderia ter até sangrado, entretanto, o DNOCS abriu as comportas, evitando que isso acontecesse.
A capacidade do açude de Engenheiro Ávidos é de 250 milhões de metros cúbicos, um dos maiores do Estado e do Nordeste e foi construído pelo DNOCS, com a finalidade de combater os efeitos da seca, no entanto, está com apenas 78 milhões, correspondendo a 30,5% de sua capacidade.
Lagoa de Arroz
O açude de Lagoa do Arroz, que sangrou nos últimos dois anos, tem capacidade para 80 milhões 220 mil 750 metros cúbicos e está apenas com pouco mais de 42 milhões e com as comportas abertas em 20 voltas, para irrigação de diversas culturas.
Hoje, todos estão de olho nessa água acumulada nos açudes da região, já que o inverno já acabou e não existem previsões em relação à quadra invernosa do próximo ano. Enquanto as águas da Transposição não chegarem, a cada inverno irregular, vai ocorrer essa preocupação.
Veja tabela:
Deixe seu comentário