Após pesquisa acerca de câncer causado por sexo oral, médico de Sousa esclarece dúvidas
O médico urologista da cidade de Sousa, Gilberto Sarmento tira todas as dúvidas acerca do assunto
Após a divulgação de uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, afirmando que o sexo oral é o principal causador do câncer de orofaringe, dos tumores que se originam na língua, palato, amígdalas ou garganta, o médico urologista da cidade de Sousa, Gilberto Sarmento, explicou nessa terça-feira (18), as causas da doença.
Segundo os pesquisadores, o culpado é o vírus do papiloma humano (HPV), que se propaga na região por meio do sexo oral.
O urologista sousense informou que o HPV é um vírus, que causa uma lesão no pênis e na mucosa da boca e com o ato sexual ela pode ocasionar pré-disposição cancerígena.
Gilberto afirmou que isso não acontece em todos os casos, pois esse tipo de câncer não é muito agressivo e o tratamento não é complicado. “Esse estudo não é algo novo, pois já se sabe que 60% dos casais têm HPV e convivem normalmente com isso”. Declarou o urologista
Ele disse que a doença no início é uma lesão pequena, que não é vista há olho nu e que evolui como uma verruga.
Prevenção
De acordo com o médico, a forma mais fácil de prevenir a doença é uso da camisinha.
Diagnótico
O médico explicou que no homem é colocado o pênis no microscópio para ver a dimensão da lesão. Já na mulher, é feito o exame de colposcopia, a prevenção e o exame de sangue.
Ouça áudio!
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário